Vinte e três filmes disputam indicação do Brasil ao Oscar 2018

'Polícia Federal - A lei é para todos', de Marcelo Antunez; 'O filme da minha vida', de Selton Mello; e Joaquim, de Marcelo Gomes, estão no páreo

por Estado de Minas 03/09/2017 20:03
DIVULGAÇÃO
Cena do filme 'Polícia Federal - a lei é para todos' (foto: DIVULGAÇÃO )
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou a relação dos 23 longas-metragens brasileiros inscritos no processo de seleção do representante nacional no Oscar 2018 de melhor filme estrangeiro. O aspirante do país à estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood será definido no próximo dia 15, por uma comissão de especialistas indicados pela Academia Brasileira de Cinema.

A atribuição de escolher o candidato brasileiro a uma vaga no Oscar era tradicionamente da Secretaria do Audiovisual do MinC. No ano passado, o processo foi marcado por uma ruidosa polêmica envolvendo a suspeita de desfavorecimento ao longa Aquarius, de Kleber Mendonaça Filho, que havia realizado em maio daquele ano um protesto contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff durante a sessão oficial de seu filme no Festival de Cannes, em competição pela Palma de Ouro. O protesto ganhou repercussão mundial e foi criticado pelo ministro da Cultura na época, Marcelo Calero.

O atual ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, decidiu deixar a escolha do representante brasileiro na corrida pelo Oscar a cargo da Academia Brasileira de Cinema (ABC), que seria a contraparte nacional da Academia de Hollywood.

A ABC formou uma comissão presidida pelo distribuidor Jorge Peregrino e integrada por seis titulares, que são: David Schurmann (diretor de O pequeno segredo, o indicado pelo Brasil no ano passado), Iafa Britz (produtora), João Daniel Tikhomiroff (diretor), Doc Comparato (roteirista), Miguel Faria Jr. (diretor) e André Carreira (produtor).

Entre os filmes pré-selecionados estão algumas estreias recentes, como O filme da minha vida (Selton Mello), Bingo - O rei das manhãs (Daniel Rezende), João - O Maestro (Mauro Lima) e Como nossos pais (Laís Bodanzki), e também títulos ainda inéditos em circuito comercial, mas que já foram exibidos em festivais, como Vazante, de Daniela Thomas, e Gabriel e a montanha, de Fellipe Barbosa .

>> SONHANDO COM A ESTATUETA
Confira os filmes que se inscreveram à seleção do representante brasileiro
>> A família Dionti, de Alan Minas
>> A Glória e a Graça, de Flávio Tambellini
>> Bingo – O rei das manhãs, de Daniel Rezende
>> Café – Um dedo de prosa, de Maurício Squarisi
>> Cidades fantasmas, de Tyrell Spencer
>> Como nossos pais, de Laís Bodanzky
>> Corpo elétrico, de Marcelo Caetano
>> Divinas divas,  de Leandra Leal
>> Elis, de Hugo Prata
>> Era O Hotel Cambridge, de Eliane Caffé
>> Fala comigo, de Felipe Sholl
>> Gabriel e a montanha, de Fellipe Barbosa
>> História antes da história (animação), de Wilson Lazaretti
>> Joaquim, de Marcelo Gomes
>> João, o Maestro, de Mauro Lima
>> La vingança, de Fernando Fraiha e Jiddu Pinheiro
>> Malasartes e o duelo com a morte, de Paulo Morelli
>> O filme da minha vida, de Selton Mello
>> Polícia Federal – A lei é para todos, de Marcelo Antunez
>> Por trás do céu, de Caio Sóh
>> Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado
>> Real – O plano por trás da história, de Rodrigo Bittencourt
>> Vazante, de Daniela Thomas

MAIS SOBRE CINEMA