Cine Humberto Mauro recebe mostra Studio Ghibli

Exibição vai abarcar todos os longas de animação criada pela produtora japonesa desde 1980

por Redação EM Cultura 30/06/2017 08:00
Studio Ghibli/Divulgação
'Túmulo dos vagalumes' estará em cartaz nesta sexta-feira, 30. (foto: Studio Ghibli/Divulgação)

Do Japão para BH. Até 20 julho, no Cine Humberto Mauro, estará em cartaz a mostra Studio Ghibli, que exibirá todos os longas de animação criados por essa produtora japonesa desde a década de 1980. Os 21 títulos terão sessões legendadas e com entrada franca.

A seleção chama a atenção por abordar a representação feminina, além de retratar fases comuns na infância e adolescência. Bruno Hilário, curador da mostra, afirma que o público terá a oportunidade de assistir a uma obra reconhecida internacionalmente. ''Estamos abrindo espaço para exibir animações como essas, inclusive brasileiras. A diversidade do material do Stúdio Ghibli é vasta, possibilitando criar um elo entre as culturas ocidental e japonesa'', comenta.

Entre os filmes estão Meu vizinho Totoro, Túmulo dos vagalumes, O serviço de entregas de Kiki, Porco rosso, As memórias de Marnie e A viagem de Chihiro (premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim, de 2002). Em 14 e 16 julho, haverá roda de debates com a participação da pesquisadora Jane Carmen Oliveira, especialista na obra do cineasta Hayao Miyazaki, um dos expoentes do Ghibli.

MOSTRA STUDIO GHIBLI
Sexta-feira, 30
>> 17h: Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki
>> 19h15: O castelo no céu, de Hayao Miyazaki
>> 21h30: Túmulo dos vagalumes, de Isao Takahata
Cine Humberto Mauro, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro. Programação completa: www.fcs.mg.gov.br. Entrada franca.

MAIS SOBRE CINEMA