Uai Entretenimento

Cine Humberto Mauro recebe mostra Studio Ghibli

Exibição vai abarcar todos os longas de animação criada pela produtora japonesa desde 1980

Redação EM Cultura
'Túmulo dos vagalumes' estará em cartaz nesta sexta-feira, 30. - Foto: Studio Ghibli/Divulgação

Do Japão para BH. Até 20 julho, no Cine Humberto Mauro, estará em cartaz a mostra Studio Ghibli, que exibirá todos os longas de animação criados por essa produtora japonesa desde a década de 1980. Os 21 títulos terão sessões legendadas e com entrada franca.

A seleção chama a atenção por abordar a representação feminina, além de retratar fases comuns na infância e adolescência. Bruno Hilário, curador da mostra, afirma que o público terá a oportunidade de assistir a uma obra reconhecida internacionalmente. ''Estamos abrindo espaço para exibir animações como essas, inclusive brasileiras. A diversidade do material do Stúdio Ghibli é vasta, possibilitando criar um elo entre as culturas ocidental e japonesa'', comenta.

Entre os filmes estão Meu vizinho Totoro, Túmulo dos vagalumes, O serviço de entregas de Kiki, Porco rosso, As memórias de Marnie e A viagem de Chihiro (premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim, de 2002). Em 14 e 16 julho, haverá roda de debates com a participação da pesquisadora Jane Carmen Oliveira, especialista na obra do cineasta Hayao Miyazaki, um dos expoentes do Ghibli.

MOSTRA STUDIO GHIBLI
Sexta-feira, 30
>> 17h: Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki
>> 19h15: O castelo no céu, de Hayao Miyazaki
>> 21h30: Túmulo dos vagalumes, de Isao Takahata
Cine Humberto Mauro, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro.
Programação completa: www.fcs.mg.gov.br. Entrada franca..