Cannes está quase pronta para o maior festival de cinema do mundo

O Brasil será representado na Semana da Crítica com o filme "Gabriel e a montanha", de Fellipe Gamarano Barbosa

por AFP 16/05/2017 13:14
AFP
Festival francês começa nesta quarta-feira, 17, com esquema de segurança inédito. (foto: AFP)
A imagem de uma jovem e radiante Claudia Cardinale dá as boas-vindas a Cannes, que finaliza os preparativos para o maior festival de cinema do mundo, que a partir de quarta-feira, 17, receberá grandes estrelas com um gigantesco dispositivo de segurança.

Outra diva italiana, Monica Bellucci, mestre de cerimônias da 70ª edição do festival, desembarcou na segunda-feira, 15, na luxuosa cidade da costa sudeste da França. Nesta terça-feira, 16, foi a vez do presidente do júri, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Estrelas como Nicole Kidman - grande nome do evento com três filmes e uma série em exibição -, Colin Farrell, David Lynch, Sofia Coppola e Isabelle Huppert também desfilarão pelo tapete vermelho durante o festival que termina no dia 28.

Dez meses depois do atentado na cidade próxima de Nice, onde um extremista a bordo de um caminhão deixou 86 mortos, as autoridades mobilizaram um dispositivo de segurança inédito, com direito a 300 imponentes vasos de plantas para impedir este tipo de ataque, além de 550 câmeras de segurança.

POLÊMICA 
No total, 19 filmes disputarão a Palma de Ouro, incluindo quatro produções americanas e quatro de cineastas franceses, enquanto o austríaco Michael Haneke, duas vezes vencedor do maior prêmio do festival com A Fita Branca (2009) e Amor (2012), pode se tornar o primeiro diretor a vencer três vezes Cannes, desta vez com Happy end (2017).

A polêmica fica por conta de dois filmes selecionados para a mostra competitiva que foram produzidos pela plataforma americana de ''streaming'' Netflix.
 
The Meyerovitz Stories (2017), do americano Noah Baumbach, e Okja (2017), do sul-coreano Bong Joon-Hom, não poderão ser exibidos nas salas francesas em consequência da legislação nacional que impõe um prazo de três anos entre a estreia nos cinemas e a disponibilidade na internet.

O Netflix se negou a aguardar este período e, diante dos protestos das salas francesas, o festival decidiu na semana passada que a partir de 2018 todos os filmes em competição deverão assumir o compromisso prévio de uma distribuição nos cinemas do país.

O diretor de conteúdo do Netflix, Ted Sarandos, pediu na segunda-feira, 15, que os festivais de cinema se adaptem aos novos tempos. ''O público está mudando, assim como os distribuidores, e os festivais... provavelmente também mudarão'', disse.

SÉRIES
Fora de competição, o mexicano Alejandro González Iñárritu apresentará um curta-metragem em realidade virtual, Carne e areia (2017), sobre a experiência de um imigrante que tenta atravessar a fronteira com os Estados Unidos.

Duas séries de TV, um formato que faz cada vez mais sucesso, foram incluídas no programa oficial. Uma delas é a terceira temporada de Twin Peaks (2017), de David Lynch, sucesso de 1990 e que terá dois episódios exibidos em Cannes. A outra é a segunda temporada de Top of the Lake (2013), da neozelandesa Jane Campion.

O Brasil será representado na Semana da Crítica com o filme Gabriel e a montanha (2017), de Fellipe Gamarano Barbosa.

Por ocasião do 70º aniversário de Cannes, o diretor brasileiro Fernando Meirelles opinou que o Festival ''perdeu um pouco de sua importância pelo volume de filmes e plataformas que existem hoje''. 

''A seleção de Cannes é apenas uma seleção interessante, mas (...) já não se pode afirmar que está representando o mais estimulante ou o melhor do ano'', disse.

MAIS SOBRE CINEMA