Uai Entretenimento

Terceira Mostra de Cinema Feminista está em cartaz até domingo no Sesc Palladium

Organizado pelo grupo Coletiva Feminista Malva, evento traz 43 filmes produzidos por mulheres cineastas

Pedro Antunes/Estadão Conteúdo
De hoje (8) a domingo, as mulheres vão expor suas dores, bandeiras e conquistas durante a Terceira Mostra de Cinema Feminista, em cartaz no Sesc Palladium.
Cena do filme Porto da pequena África, em cartaz na Mostra de Cinema Feminista - Foto: Coletiva Malva/Divulgação

Organizado pelo grupo Coletiva Feminista Malva, o evento traz 43 filmes produzidos por cineastas do sexo feminino, abordando a luta contra o machismo e questões que a perpassam, como racismo, lesbofobia, cultura do estupro, feminicídio e assédio, entre outras. A programação inclui debates e mesas-redondas com diretoras.

“O cinema, geralmente, é uma seara dominada pelos homens. Então, mais do que criar um evento para falar sobre mulher, o que fizemos foi dar visibilidade ao trabalho das cineastas”, conta Letícia Souza, uma das curadoras da mostra.

As 10 sessões são organizadas por assunto. Destaca-se, por exemplo, o documentário Vamos falar do assédio, de Paula Sacchetta, com 26 relatos de mulheres – algumas falam sobre a experiência pela primeira vez. Na sessão Existimos porque re-existimos, discussões sobre homofobia e o amor entre mulheres terão lugar a partir da exibição de longas como Na esquina da minha rua favorita com a tua, de Alice Name-Bomtempo. O enredo conta a história de duas garotas que se conhecem no cinema.

O racismo será tema das duas últimas sessões da mostra, sobretudo em mesas que se seguirão aos longas Mulheres negras: projetos de mundo, de Day Rodrigues, e Mataram nossos filhos (genocídio dos jovens negros), de Suzana Lira.

“Montamos programação bem diversa, com temas ricos, para debater sobre a mulher sem cair numa perspectiva horizontalizadora. A mulher negra e a mulher periférica, por exemplo, vivem realidades bem diferentes da que experimenta a mulher branca de classe média. Os filmes captam essas nuances”, explica a curadora.


• 3ª MOSTRA DE CINEMA FEMINISTA


» HOJE
17h: Medo de não acordar amanhã, de Camila Marchon; Autopsia, de Mariana Barreiros; Clausura, de Mariana França. 18h: O mais barulhento silêncio, de Marccela Moreno; Poesia segunda pele, de Pâmela Ohnitram; Diva, de Clara Bastos; Corpo manifesto, de Carol Araújo. 19h30: Precisamos falar sobre assédio, de Paula Sacchetta

Até domingo. Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046,
Centro, (31) 3270-8100
. Entrada franca. Programação completa: https://coletivamalva.tumblr.com/