Pedro Almodóvar vai presidir júri de Cannes neste ano

Cineasta espanhol já exibiu cinco produções no festival, que é realizado em maio. Recebeu prêmio de diretor e roteirista na Croisette

por AFP - Agence France-Presse 31/01/2017 09:03
ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP
Almodóvar na edição de 2016 do festival, quando exibiu 'Julieta' (foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP)

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar, de 67 anos, será o presidente do júri do Festival de Cinema de Cannes deste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (31) pelos organizadores do evento, que será realizado entre 17 e 28 de maio.

No comunicado, a organização afirmou: "O Festival de Cannes está encantado em receber um grande e único artista popular. Seus trabalhos já se consolidaram no nicho eterno da história do cinema."


Almodóvar, que já competiu com cinco produções no festival, afirmou estar "grato, honrado e um pouco surpreso". Só posso dizer que me entregarei de corpo e alma à tarefa".

A relação entre Almodóvar e Cannes tem quase 20 anos e está marcada por encontros e desencontros.

Nenhum de seus cinco filmes indicados à Palma de Ouro recebeu o prêmio máximo: Julieta, Tudo sobre minha mãe, Volver, Abraços partidos e A pele que habito.


Almodóvar recebeu o prêmio de melhor diretor por Tudo sobre minha mãe em 1999 e, sete anos depois, o de melhor roteiro por Volver, que também foi premiado pela interpretação feminina do elenco.

"Uma longa fidelidade une Pedro Almodóvar e o festival", destacaram no comunicado Pierre Lescure, presidente do evento, e Thierry Frémaux, delegado geral. "O Festival de Cannes homenageia um grande autor internacional e uma Espanha moderna e livre", afirmaram. É a primeira vez que um espanhol preside o júri da Croisette.

 

Em uma carreira de 35 anos e mais de 20 filmes, Almodóvar construiu um universo inconfundível, que examina o lado mais vulnerável do ser humano, com suas angústias, paixões e segredos.

As figuras femininas são as grandes protagonistas de sua filmografia. Vários atores têm seus nomes ligados ao diretor: Penélope Cruz, Marisa Paredes, Antonio Banderas, Rossy de Palma, Javier Bardem, Javier Cámara, Carmen Maura e Victoria Abril, entre outros.

Aclamado em todo o mundo, Almodóvar já venceu o Oscar em duas ocasiões: filme de língua estrangeira por Tudo sobre minha mãe em 2000 e roteiro original por Fale com ela, três anos depois.

A seleção oficial do Festival de Cannes e a composição do júri serão anunciados em abril.

MAIS SOBRE CINEMA