Uai Entretenimento

'Aquarius' é indicado ao Spirit Awards, importante prêmio independente dos EUA

Longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho concorre na categoria Melhor Filme Internacional

Diário de Pernambuco

Fora da disputa pelo Oscar, 'Aquarius' segue fazendo sucesso no cenário internacional - Foto: Vitrine Filmes/Divulgação

Aquarius, mais recente longa-metragem do pernambucano Kleber Mendonça Filho, está entre os indicados ao 32º Spirit Awards, principal premiação norte-americana de cinema independente. O filme, estrelado por Sonia Braga, concorre na categoria Melhor Filme Internacional. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 25 de fevereiro, na Califórnia.
 
Aquarius concorre com o grego Chevalier, o alemão Toni Erdmann, o francês Três lembranças da minha juventude e o iraniano Sob a sombra. Na categoria Melhor filme, um dos destaques é a cinebiografia da ex-primeira dama dos Estados Unidos Jackie Kennedy, estrelada por Natalie Portman, que também concorre na categoria Melhor Atriz.

Os antecipados longas Moonlight, sobre a vida de um jovem negro da periferia, e American honey, sobre as aventuras de uma adolescente viajando pelo interior dos Estados Unidos, lideram a premiação, com seis indicações cada.

Apesar do Spirit Awards consagrar apenas produções independentes, a premiação serve de termômetro para o Oscar. Nos últimos três anos, os ganhadores de Melhor Filme foram os mesmos nas duas cerimônias: Spotlight - Segredos revelados em 2016, Birdman ou (a inesperada virtude da ignorância) em 2015 e 12 anos de escravidão em 2014. Aquarius, entretanto, está fora da disputa pela estatueta mais cobiçada do cinema: foi preterido por Pequeno segredo, de David Schürmann, na seletiva nacional para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar.

 

Em Aquarius, Sonia Braga é Clara, uma jornalista viúva e mãe de três filhos.

Sobrevivente de um câncer de mama, Clara mora sozinha em um antigo prédio na Avenida Boa Viagem e se recusa a deixar o local, mesmo após uma grande construtora comprar todos os outros apartamentos.

.