Com firmeza e esperança
Rebelde e inspirador
Estrela do premiado filme A sociedade dos poetas mortos (1989), o revolucionário professor de literatura John Keating, interpretado por Robin Williams, é a inspiração dos alunos a seguirem seus sonhos e lutarem pela individualidade. Na trama, Keating ensina que os jovens devem se opor e contestar, sendo assim, pensadores livres que lutam para tornar suas vidas extraordinárias.
Arte feminista
Julia Roberts vive a professora de arte Katherine Watson em O sorriso de Mona Lisa (2003). Na história, Katherine é uma mulher liberal que enfrenta a administração e até as alunas de uma escola feminina tradicionalista dos anos 1950, onde as jovens são ensinadas e serem boas esposas, para incentivar suas alunas a assumirem sua identidade social e independência.
Magia e sabedoria
Exigente perante a lei
No thriller criado por Shonda Rhimes, How to get away with murder (2014), série da ABC veiculada na Sony, a personagem principal é Annalise Keating, ferrenha professora de direito penal vivida por Viola Davis. Na trama, a professora é o exemplo de sucesso onde os alunos são exigidos ao máximo para se tornarem bons profissionais. Além de mestra, a advogada é também uma grande protetora dos pupilos na teia de crimes que cerca o grupo.
Entre a polícia e o tráfico
Na escolinha do Raimundo
Um dos personagens mais marcantes do humorista Chico Anysio foi o professor Raimundo. Liderando o programa de comédia A escolinha do professor Raimundo (1990), veiculado por mais de 38 anos na Rede Globo, o professor ficou conhecido pelos alunos mais inusitados, que iam do estereótipo de mulheres muito bonitas a senhores depravados.
Na batida da música
O professor de canto da série musical Glee (2009), Will Schuester, é o amigo e mestre do grupo de sonhadores alunos do colégio McKinley High. Vivido por Matthew Morrison, ele sonha com o respeito pelo clube de canto da escola, sendo aquele que incentiva os alunos a lutarem contra o bulliyng e se esforçarem para chegar ao sucesso.
A revolução da juventude
Criada por Ziraldo, é mais um dos personagens “maluquinhos” do escritor. Na história que se passa nos anos 1940, Uma professora muito maluquinha (1995), Catharina, é uma professora de 18 anos que veio da cidade grande para lecionar no primário. Revolucionária, a jovem acredita que métodos novos de ensino, como a leitura dinâmica, são mais eficazes que a monotonia das aulas tradicionais. No cinema, Paola Oliveira interpreta a encantadora Catharina.
Nos passos da dança
Personagem baseado em um professor real, Pierre Dulaine de Vem dançar (2006), lutou contra o preconceito de classe e liderou alunos considerados perdidos da periferia, os ensinando e inspirado na dança de salão, categoria considerada pela classe média como uma dança para ricos. No filme, Antônio Bandeira interpreta o norte americano que leva seus alunos a ganharem prêmios em competições nacionais.