Brasilienses lotam abertura da 48ª edição do Festival de Cinema

O cineasta Walter Carvalho foi o grande homenageado da primeira noite do evento, que acontece até 22 de setembro

por Rafael Campos 15/09/2015 23:40

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fred Bottrel/CB|/DA Press
Cine Brasília ficou lotado na primeira noite (foto: Fred Bottrel/CB|/DA Press)

Só faço um pedido: gostem do filme!”, disse o cineasta Walter Carvalho à plateia que lotou o Cine Brasília hoje, 15/09, durante a abertura da 48ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Seu longa, Um filme de cinema, foi o primeiro exibido nessa edição e enquadrou 14 personalidades do universo da sétima arte que falaram das suas relações com o próprio ofício. Com diversas passagens vitoriosas pelo festival, Walter é conhecido pelo trabalho na fotografia, tendo se tornado um dos mais conhecidos nomes do cinema nacional por conta de filmes como Central do Brasil, Carandiru e Abril despedaçado.

Sua euforia era compartilhada também pelo coordenador geral do festival, Sergio Fidalgo. "Mesmo com cortes no orçamento, estamos felizes com o resultado. O festival segue prestigiado e traz uma seleção expressiva este ano". Entre as novidades da 48ª edição, Sergio destacou a mostra Continente Compartilhado, que traz trabalhos de cineastas estrangeiros para dialogar com o cinema nacional.

O governador Rodrigo Rollemberg também subiu ao palco junto a Walter Carvalho e recebeu vaias de parte dos espectadores. Além do filme, Carvalho é destaque no festival porque seu irmão, o documentarista brasiliense paraibano, Vladimir Carvalho, também é homenageado. “O Vlad é responsável por minha vida no cinema. Ele que me colocou nessa.” O evento acontece até o dia 22 de setembro e, além do Cine Brasília, serão exibidos filmes no Cine Cultura Liberty Mall, Sesc do Gama (Teatro Sesc Gama), Sesc de Ceilândia (Teatro Newton Rossi), Sesc de Taguatinga (Teatro Paulo Autran), Museu Nacional da República e Biblioteca Nacional.

MAIS SOBRE CINEMA