Cinema

Filmes de Luiz Rosemberg Filho são exibidos para público de BH

Mostra traz à cidade parte do acervo exibido em evento comemorativo do cineasta no Rio de Janeiro

Estado de Minas

Cena de 'Dois casamentos', em cartaz nesta quinta, no Cine 104
Tem início nesta quinta, no Cine 104, a Mostra Luiz Rosemberg Filho. Muito produtivo, mas com obra conhecida, o cineasta carioca, de 71 anos, ganhou retrospectiva na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, que exibiu 41 de seus filmes no evento 'Rosemberg 70 – Cinema de afeto'. Um recorte dessa produção será visto em BH até quarta-feira.


O público poderá conferir seis longas. O mais recente é 'Dois casamentos' (2014), que abre a programação esta noite, às 21h. A sessão vai contar com debate com o autor. Nesta sexta, ele ministra aula aberta, das 14h às 17h, com entrada franca.

A maior parte da obra de Rosemberg, produzida na década de 1970, foi censurada durante a ditadura militar. Poucos longas chegaram à tela grande. “A vida dá voltas… e seus filmes começaram a encontrar espaço em cineclubes, na internet, em festivais e mostras de cinema. Uma nova geração em busca de algo realmente diferente e instigante abraça suas ideias e seu cinema, descobrindo nele um cineasta moderno e afiado”, escreveram Cavi Borges e Renato Coelho, curadores da mostra carioca.

Rosemberg passou três décadas sem filmar. Dois casamentos, que marca seu retorno ao ofício, apresenta a reflexão de duas noivas à espera do momento de entrarem na igreja. Da produção setentista, os destaques são 'Crônicas de um industrial' (1978), que será exibido terça, às 21h, e 'O jardim das espumas' (1970), em cartaz na sexta, às 21h.

MOSTRA LUIZ ROSEMBERG FILHO

Desta quinta até quarta-feira. Cine 104, Praça Rui Barbosa, 104, Centro.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Quinta, às 21h, exibição do longa 'Dois casamentos'.