Enquanto as temperaturas baixam nesta época do ano no Brasil, o verão norte-americano traz consigo sua costumeira leva de grandes produções, feitas sob medida para preencher as férias escolares, vender pipoca, e, claro, arrecadar bilhões de dólares em todo o mundo. A largada já foi dada com Jurassic world: o mundo dos dinossauros, que, menos de duas semanas após seu lançamento, já tinha alcançado a marca de US$ 1 bilhão em ingressos vendidos no mundo todo. A próxima aposta para esse período é O exterminador do futuro: gênesis, que invadirá as salas de cinema nesta quinta-feira.
"Na realidade, Tubarão estava programado para ser lançado durante o fim de ano, para entrar na lista do Oscar. Mas a produção do filme foi tão complicada, com o Bruce (nome do tubarão) dando problema sem parar, que os produtores e a Universal decidiram lançar no verão", explica o jornalista Paulo Gustavo Pereira, especializado em cinema e séries de tevê. "O filme criou os parâmetros para os lançamentos do verão nos Estados Unidos e Guerra nas estrelas estabeleceu a base. A partir de 1977, o público começou a esperar com muita ansiedade esta temporada no cinema."