Cinema

Baseado em obra de Jorge Amado, 'O duelo' traz última atuação de José Wilker

Trama acompanha história de comandante que busca cidade pacata para viver

Luiz Prisco

Toda história tem dois (ou mais) lados. Cabe, então, acreditar naquele que mais convém. Essa convenção social é o pano de fundo do texto de 'O duelo', do diretor Marcos Jorge ('Estômago). No longa, baseado na obra de Jorge Amado, o comandante Vasco Moscoso (Joaquim de Almeida) chega a Periperi e encanta a todos com histórias de amores e dos sete mares.


Chico Pacheco (José Wilker) desconfia das mirabolantes aventuras e inicia uma guerra que visa desmascarar o suposto charlatão. O embate entre as duas versões representa os altos e baixos da trama.

A estrutura funciona no começo, porém os causos do comandante se repetem (assim como os flashbacks). Em contrapartida, o personagem de José Wilker - graças ao carisma do ator ao viver tipos populares - seduz o espectador, que fica inclinado a acreditar neste lado da história. Fato que, claramente, prejudica o andamento da fita.

O duelo, apesar do ótimo texto, dá uma sensação de que algo saiu do eixo. Falhas de montagem prejudicam os bons diálogos e a empolgante "despedida" (o ator morreu em 2014) de Wilker.

Confira o trailer de 'O duelo':