Cineasta italiano Sergio Leone ganha retrospectiva no Cine Humberto Mauro

Mostra 'Sergio Leone: Era uma vez no cinema' vai exibir nove dos 12 longas assinados pelo diretor

por Fernanda Machado 01/12/2014 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Reprodução
(foto: Reprodução)
Nome de ponta do chamado western spaghetti, o italiano Sergio Leone (1929-1989) ganha, a partir de hoje, retrospectiva no Cine Humberto Mauro. Dividida em duas temporadas – até o dia 9 e de 15 a 18 –, a mostra 'Sergio Leone: Era uma vez no cinema' vai exibir nove dos 12 longas assinados pelo diretor que se popularizou na década de 1960 com a chamada Trilogia dos Dólares.

Nesta segunda-feira, às 15h30, será exibido 'Era uma vez no Oeste' (1968), com Henry Fonda, Charles Bronson e Claudia Cardinale. Um pai e seus filhos são brutalmente assassinados por matador profissional, pois em suas terras passará futuramente a estrada de ferro. Entretanto, ninguém sabia que esse homem, viúvo há seis anos, tinha se casado com um prostituta de Nova Orleans. Ela passa a ser a proprietária do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.

Às 21h30, a atração será 'Os últimos dias de Pompeia' (1959). A direção é de Mario Bonnard – Leone teria atuado como codiretor. Baseada no livro de Edward Bulwer Lytton, a aventura histórica se passa em Pompeia. O centurião Glaucus se apaixona por uma cristã recém-convertida, põe-se a serviço dos perseguidos e atrai a ira de Roma. Combate na arena, escapa de ciladas e desmascara os reais autores de massacres e pilhagens de que eram falsamente acusados os cristãos.

Sábado, os filmes que projetaram Clint Eastwood como ator serão exibidos a partir das 16h. São eles: 'Por um punhado de dólares' (1964), 'Por uns dólares a mais' (1965) e 'Três homens e um conflito' (1966). A sala fica na Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro. Informações: (31) 3236-7400.

MAIS SOBRE CINEMA