Brigitte Bardot é homenageada em mostra cultural em Búzios

O festival ocorre até o dia 25 deste mês e contará com a exibição de mais de 20 produções, incluindo quatro longas estrelados pela atriz

por Diário de Pernambuco 24/11/2014 10:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Crédito: Stephane Danna/AFP
Exposição "Brigitte Bardot", no Espace Rendez-vous des Lices, na cidade francesa de Saint-Tropez, em 22 de junho de 2010. (foto: Crédito: Stephane Danna/AFP)
A 1ª Mostra Búzios-France começo no sábado (22), na cidade de Búzios, no Rio de Janeiro. O festival de cinema francês irá homenagear a eterna Brigitte Bardot, que este ano comemora seu 80º aniversário. "Foi nesta pequena cidade perdida e desconhecida que eu fui mais feliz", disse Bardot, em carta enviada aos produtores do evento, afirmando estar "muito orgulhosa de inaugurar a Mostra 2014". O festival, que acontece até o dia 25 deste mês, contará com a exibição de mais de 20 produções, incluindo quatro longas estrelados pela atriz e um documentário contando sua trajetória. "Brigitte Bardot é uma lenda em nossa cidade. Ela era uma pessoa que estava à frente das outras e apresentou Búzios para o Brasil e para o mundo. Nada mais justo do que homenageá-la", declarou o prefeito do balneário, André Granado. Também faz parte da programação a estreia em território brasileiro de Paixões unidas, lançado em maio no Festival de Cannes. Com a participação do ator francês Gérard Depardieu, o filme retrata a história da Fifa e o planejamento das primeiras Copas do Mundo. Todas as sessões serão gratuitas e exibidas em cinemas e a céu aberto na praça central da cidade. Além disso, faz parte do festival uma exposição de cartazes originais dos filmes atuados por Bardot, cedidos por um colecionador da cidade francesa de Saint-Tropez, região sul do país. "Nós estamos trazendo visibilidade a Búzios, resgatando a imagem da cidade e estabelecendo-a como um destino cultural que tem uma relação direta com o país", afirmou a produtora cultural e diretora da Mostra, Cíntia Sod. Há 50 anos, Brigitte Bardot conhecia, ao mesmo tempo em que apresentava, a cidade que se tornaria um dos maiores destinos turísticos do país. Hoje, a Mostra busca reviver sua passagem pelo balneário, trazendo uma parcela do cinema francês aos seus moradores e visitantes.

MAIS SOBRE CINEMA