Vencedor do Oscar de melhor diretor Mike Nichols morre aos 83 anos

Cineasta é conhecido por filmes como 'Closer' e 'A primeira noite de um homem'

por AFP - Agence France-Presse Fernanda Machado 20/11/2014 10:51

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

REUTERS/Eduardo Munoz
(foto: REUTERS/Eduardo Munoz )
Mike Nichols, 83 anos, veterano diretor de teatro e cinema que ganhou um Oscar pelo clássico 'A primeira noite de um homem', morreu, informou a imprensa americana nesta quinta-feira. A rede ABC confirmou que Nichols sofreu um ataque cardíaco na noite de quarta-feira.

 

Nascido na Alemanha, o diretor teve mais quatro indicações ao Oscar por 'Working Girl', 'Vestígios do Dia', 'Silkwood' e 'Quem Tem Medo de Virginia Woolf?'. Nichols é uma das raras figuras do entretenimento americano a ganhar um "EGOT", ou seja, todos os prêmios da área, Emmy, Grammy, Oscar e Tony. O diretor era casado há anos com a famosa jornalista Diane Sawyer.

 

Um dos grandes sucessos do cineastas foi o filme 'Closer: Perto demais', estrelado por Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen. Seu último filme, 'Jogos do Poder', foi lançado em 2007 e contou novamente com a presença de Julia Roberts, e do renomado ator Tom Hanks. 

 
O assessor de Sawyer confirmou a morte de Nichols em um comunicado que elogia a genialidade do cineasta e sua mente brilhante."Com uma carreira de triunfos em quase seis décadas, Mike contribuiu com as mais icônicas obras do cinema americano, com um impressionante currículo que abrange de 'A primeira noite de um homem', 'Uma secretária de futuro' e 'Quem tem medo de Virginia Woolf'", entre outros.

"Ele era um verdadeiro visionário, ganhou as mais altas honrarias no mundo das artes por seu trabalho como diretor, roteirista, produtor e ator", afirmou James Goldston, president da ABC News, em um comunicado. 

MAIS SOBRE CINEMA