Ilusão do mundo perfeito é marca de 'O doador de memórias'

Ficção do australiano Philip Noyce estreia neste fim de semana e conta com Taylor Swift e Maryl Streep no elenco

por Estado de Minas 12/09/2014 10:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paris Filmes/Divulgação
O velho Receptor (Jeff Bridges) ensina a Jonas (BrentonThwaites), o novo Receptor, o que aprendeu em 'O doador de memórias' (foto: Paris Filmes/Divulgação )
Imagine um mundo perfeito, sem guerras, racismo, tristezas ou doenças. Todos vivendo em comunidade, cada um encarregado de uma função específica. Mas como nem tudo é perfeito os habitantes do planeta vivem também sem sentimentos e é nesse universo que, aos 16 anos, Jonas (Brenton Thwaites) é selecionado para ser o novo receptor de memórias da sua comunidade, tarefa que muda de mãos de tempos em tempos.

Para executar a nova função, Jonas terá que passar por um duro treinamento. Tudo isso por que a escolha tornará o jovem responsável por uma missão aparentemente pesada: guardar todas as memórias indesejáveis do passado e tristezas dos habitantes. Orientado pelo velho Receptor (Jeff Bridges), Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. É então que ele acaba descobrindo que algo ocorreu no passado para que o mundo se tornasse essa falsa utopia, e uma verdadeira distopia.

Trama da ficção científica O doador de memórias (The giver), estreia do fim de semana do diretor australiano Philip Noyce, diretor de Luck (2011), Revenge (2011) e Salt (2010). O filme, que estreou nos Estados Unidos em 14 de agosto, é adaptação do livro homônimo escrito por Lois Lowry e publicado nos Estados Unidos em 1993. No Brasil, a obra foi lançada com o título O doador.

No elenco, Jeff Bridges como Receptor; Meryl Streep como chefe Elder; Alexander Skarsgard como pai de Jonas; Odeya Rush como Fiona; Katie Holmes como mãe de Jonas; Taylor Swift como Rosemary; Cameron Monaghan como Asher e Emma Tremblay como Lily.
 
Livro premiado

Narrado em terceira pessoa, o livro de Lois Lowry é focado na vida de Jonas, um jovem que nunca sentiu fome, medo ou dor até que, para sua surpresa, é escolhido como receptor de memórias. A história de transformação e coragem que se passa em um futuro distante conquistou o leitor e a obra já vendeu mais 5 milhões de exemplares. Ganhadora de vários prêmios, Lois Lowry venceu com O doador a medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil.
 
Confira o trailer de 'O doador de memórias':
 
 

MAIS SOBRE CINEMA