Cinema

Ilusão do mundo perfeito é marca de 'O doador de memórias'

Ficção do australiano Philip Noyce estreia neste fim de semana e conta com Taylor Swift e Maryl Streep no elenco

Estado de Minas

O velho Receptor (Jeff Bridges) ensina a Jonas (BrentonThwaites), o novo Receptor, o que aprendeu em 'O doador de memórias'
Imagine um mundo perfeito, sem guerras, racismo, tristezas ou doenças. Todos vivendo em comunidade, cada um encarregado de uma função específica. Mas como nem tudo é perfeito os habitantes do planeta vivem também sem sentimentos e é nesse universo que, aos 16 anos, Jonas (Brenton Thwaites) é selecionado para ser o novo receptor de memórias da sua comunidade, tarefa que muda de mãos de tempos em tempos.


Para executar a nova função, Jonas terá que passar por um duro treinamento. Tudo isso por que a escolha tornará o jovem responsável por uma missão aparentemente pesada: guardar todas as memórias indesejáveis do passado e tristezas dos habitantes. Orientado pelo velho Receptor (Jeff Bridges), Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. É então que ele acaba descobrindo que algo ocorreu no passado para que o mundo se tornasse essa falsa utopia, e uma verdadeira distopia.

Trama da ficção científica O doador de memórias (The giver), estreia do fim de semana do diretor australiano Philip Noyce, diretor de Luck (2011), Revenge (2011) e Salt (2010). O filme, que estreou nos Estados Unidos em 14 de agosto, é adaptação do livro homônimo escrito por Lois Lowry e publicado nos Estados Unidos em 1993. No Brasil, a obra foi lançada com o título O doador.

No elenco, Jeff Bridges como Receptor; Meryl Streep como chefe Elder; Alexander Skarsgard como pai de Jonas; Odeya Rush como Fiona; Katie Holmes como mãe de Jonas; Taylor Swift como Rosemary; Cameron Monaghan como Asher e Emma Tremblay como Lily.
 
Livro premiado

Narrado em terceira pessoa, o livro de Lois Lowry é focado na vida de Jonas, um jovem que nunca sentiu fome, medo ou dor até que, para sua surpresa, é escolhido como receptor de memórias. A história de transformação e coragem que se passa em um futuro distante conquistou o leitor e a obra já vendeu mais 5 milhões de exemplares. Ganhadora de vários prêmios, Lois Lowry venceu com O doador a medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil.
 
Confira o trailer de 'O doador de memórias':