Cinema

Minas Gerais tem três representantes em mostras competitivas do Festival do Rio

Evento exibirá 41 longas e 20 curtas na Première Brasil, a partir de 24 deste mês até 8 de outubro

Gracie Santos

Árvore flutuante de Carlito Carvalhosa, uma das obras de arte do cenário de 'Deserto azul', de Eder Santos
Três filmes mineiros concorrem ao Troféu Redentor no Festival do Rio, promovido entre 24 deste mês e 8 de outubro na capital carioca. Na mostra 'Novos rumos', dedicada aos experimentais, estão 'Deserto azul', longa de Eder Santos, e 'Max Uber', curta de André Amparo. Na competição de documentários em longa está 'My name is now', Elza Soares, de Elizabete Martins Campos. No total, a Première Brasil exibirá 41 longas e 20 curtas. Entre os 10 longas da mostra competitiva de ficção, 'Ausência', de Chico Teixeira (SP); 'O fim de uma era', de Bruno Safadi e Ricardo Pretti (RJ); 'O fim e os meios', de Murillo Salles (RJ); 'O outro lado do paraíso', de André Ristum (SP); 'Último cine drive-in', de Iberê Carvalho (DF); 'Prometo um dia deixar essa cidade', de Daniel Aragão (PE) e 'Sangue azul', de Lírio Ferreira (SP).


Segundo longa de Eder Santos depois de quase 20 anos, 'Enredando as pessoas' foi feito em 1995 e, de lá para cá, o artista vem se dedicando às videoinstalações, 'Deserto azul' tem roteiro assinado pelo próprio diretor e por Mõnica Cerqueira. Ficção futurista de certo ar retrô, o longa convida o público a viajar ao lado do personagem central (interpretação de Odilon Esteves) em busca de sua própria transcendência. Além de elenco de peso – Maria Luíza Mendonça, Chico Diaz e Ângelo Antônio –, o filme tem cenário do mundo das artes, com instalações do próprio Santos e de lista seleta: Adriana Varejão, Fernando Rabelo, Carlito Carvalhosa, Nydia Negromonte, Leandro Aragão, Tom van Vliet e Judith Witteman, entre outros.

Outro representante de Minas é o também artista plástico, conhecido por suas instalações, André Amparo. Tanto por isso, 'Max Uber' aproxima o cinema das artes plásticas. O curta fala sobre a mercantilização da arte. “Momento em que você não sabe o que é bom ou ruim, belo ou feio. Então, é sinal de que alguma coisa está estranha”, explica Amparo. Em cena, o endeusamento da figura do artista, as obras multimilionárias. 'Max Uber' (über em alemão significa o máximo, daí o sobrenome do personagem) é um pseudônimo do cara que cria a obra dele na internet, inventa uma biografia e uma carreira com grandes exposições importantes – o papel é do ator mineiro Delani Lima. O curta mineiro concorre com outros 15 filmes, entre eles, 'Cloro', de Marcelo Grabowsky (RJ); 'Outono', de Anna Azevedo (RJ); 'O clube', de Allan Ribeiro (RJ); 'Edifício Tatuapé Mahal', de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum (SP); 'Kyoto', de Deborah Viegas (SP); e 'Loja de répteis', de Pedro Severien.

Fruto de extenso trabalho de pesquisa da jornalista e cineasta Elizabete Martins Campos, 'My name is now', Elza Soares passeia pela vida e carreira da cantora. O filme disputa o Redentor de melhor documentário ao lado de nove produções, entre as quais 'À queima-roupa', de Theresa Jessouroun (RJ); 'A vida privada dos hipopótamos', de Maíra Bühler e Matias Mariani (SP); 'Campo de Jogo', de Eryk Rocha (RJ); e 'Esse viver ninguém me tira', de Caco Ciocler.

As obras das competições de Ficção, Documentário, Curtas e Novos rumos concorrem ao Troféu Redentor concedido pelo júri oficial (inclusive prêmios especiais). O público escolherá os melhores filmes de ficção, documentário e curta-metragem. Haverá também as mostras Hors concours e Retratos. Veja a programação completa em: www.festivaldorio.com.br.