Cinema

Festival 'É tudo verdade' começa hoje com exibição de 'Homem comum'

Documentário de Carlos Nader abre mostra no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna

Carolina Braga

Cena do filme 'Homem comum': o diretor Carlos Nader e o personagem, o caminhoneiro Nilson de Paula
O 'É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários' começa nesta quinta-feira em Belo Horizonte sua itinerância pelo Brasil e os escolhidos para a abertura são os vencedores nas categorias nacional e internacional da edição de 2014. A abertura, esta noite no Oi Futuro Klauss Vianna, exibe o brasileiro 'Homem comum', de Carlos Nader. Na sexta, será a vez do vencedor estrangeiro, 'Jasmine', de Alain Ughetto. Os dois filmes têm em comum o envolvimento pessoal dos realizadores.


A produção brasileira registra percurso de 20 anos na vida do cineasta e o personagem escolhido por ele: o caminhoneiro Nilson de Paula e sua família. Obviamente, ao longo desse tempo, a ideia que ele tinha para o filme se transformou. Do projeto original de fazer um paralelo com o longa dinamarquês 'A palavra', de Carl Dreyer, 'Homem comum' resultou em um trabalho surpreendente.

Já em 'Jasmine', o francês Alain Ughetto usa a linguagem da animação para contar o romance que viveu com uma mulher iraniana. O diretor combina imagens em super-8, rodadas na década de 1970, a técnicas de stop-motion com massinha. A narrativa foi construída a partir de cartas que Ughetto trocou com Jasmine.

Até domingo, a edição itinerante do É Tudo Verdade exibirá em Belo Horizonte outros nove títulos. O festival realizado em São Paulo é considerado o principal evento latino-americano dedicado à produção não ficcional.

SOLBERG A cineasta Helena Solbert será a convidada especial do É Tudo Verdade em BH. Além de participar da apresentação dos filmes A conexão brasileira: 'A luta pela democracia' e 'Vida de menina', também estará em um debate com Amir Labaki, diretor do festival. O encontro será neste sábado, depois da sessão marcada para 16h. No mesmo dia, a jornalista Mariana Tavares lança o livro 'Helena Solberg, do Cinema Novo ao documentário contemporâneo', dedicado à analisar a obra da diretora.
 
É TUDO VERDADE
Nsta quinta-feira, às 20h. Abertura e exibição de 'Homem comum', de Carlos Nader. Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, Avenida Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras. Informações: (31) 3229-3131. Entrada franca. Retirada de ingressos uma hora antes da sessão.