Cinema

Russo Fiódor Bondarchuk vai dirigir superprodução de 'Odisseia' em Hollywood

Consagrado pelo longa 'Stalingrado', diretor vai manter equipe compatriota de CGI

AFP

Bondarchuk dirigiu 'Stalingrado', um dos filmes de maior orçamento na história do cinema russo
O cineasta russo Fiódor Bondarchuk, diretor de 'Stalingrado' e filho do cineasta soviético Serguei Bondarchuk, que recebeu um Oscar por 'Guerra e paz' em 1969, rodará uma superprodução em Hollywood, uma adaptação da 'Odisseia' de Homero. "A Warner Bros escolheu Fiódor para dirigir 'Odysseus', uma epopeia de grande espetáculo", informou à AFP um dos produtores do filme, Michael Schlicht.


O roteirista Jeremy Doner ficará responsável pelo roteiro do filme, que conta o retorno de Ulisses a sua terra natal, Ítaca, após a guerra de Troia, uma viagem em que ele encontra vários personagens mitológicos. "O talento de Fiódor Bondarchuk contribuiu para a escolha da Warner Bros", afirmou Schlicht.

'Stalingrado', um dos filmes de maior orçamento da história do cinema russo desde o fim da União Soviética (30 milhões de dólares em parte financiados pelo governo russo), foi o primeiro longa-metragem não americano rodado com tecnologia Imax. O filme, que conta a relação de uma soviética com um oficial nazista, com combates espetaculares de pano de fundo, utiliza muitas imagens digitais (CGI). "Toda a equipe de CGI de 'Odisseia' será russa", confirmou o produtor, antes de afirmar que dois astros americanos participarão no filme.