Batman completa 75 anos cada vez mais na moda

Personagem sobrevive em filmes, novas histórias e jogos eletrônicos

por AFP 01/07/2014 13:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
(foto: Reprodução)
O super-herói americano Batman completa 75 anos mais na moda do que nunca, graças à capacidade de adaptar-se a mudanças e ao futuro promissor reservado por novas histórias, filmes, jogos eletrônicos e o incansável apoio dos fãs.

O homem morcego nasceu em maio de 1939 das mãos do desenhista Bob Kane e do roteirista Bill Finger, quando a editora DC Comics encomendou a criação de um novo super-herói para aproveitar a popularidade do Superman, lançado um ano antes.

Kane e Finger conceberam um personagem diferente, enfatizando o lado obscuro do herói. Se o Superman usava um uniforme de cores chamativas, mostrava o rosto, tinha poderes e se deslocava durante o dia, o Batman vestiria uniforme escuro, cobriria o rosto, não teria superpoderes e atuaria durante a noite.

O sucesso foi tamanho que, um ano mais tarde, o personagem ganhou a própria tirinha, ambientada em Gotham City, o que deu início ao fenômeno que tornou Batman um dos ícones da cultura pop.

O ator Danny DeVito, que interpretou o vilão Pinguim no filme 'Batman - O Retorno', dirigido por Tim Burton em 1992, acredita que o triunfo do homem morcego hoje em dia está ligado à falta de liderança das classes política e empresarial."O mundo não tem heróis", disse o ator à AFP. "Olhamos ao nosso redor, para nossos líderes e realmente não existe ninguém em quem ter esperança".

Para o ator, Batman continua representando, 75 anos depois, as fantasia que o público necessita para seguir com um pouco de esperança e fé no ser humano.

Dos quadrinhos ao cinema


Batman venceu a passagem do tempo graças a sua habilidade para regenerar-se, não ficar preso nas mesmas tramas e a aparição constante de personagens como Robin, Mulher Gato, Coringa.

Os roteiristas, alguns de muito destaque como Frank Miller, Alan Moore e Scott Snyder, deram muito dinamismo ao herói, que passou por todo tipo de etapas, das mais obscuras à ficção científica, passando pelo surrealismo e o humor.

Bruce Wayne também conseguiu superar momentos de popularidade reduzida ao aproveitar o universo paralelo criado a seu redor, como aconteceu na década de 60, quando a psicodélica série de televisão "Batman" - protagonizada por Adam West e Burt Ward, vivendo as personagens de maneira distante de seu universo original - estimulou a venda dos quadrinhos.

As sete adaptações cinematográficas consolidaram a paixão dos fãs, sobretudo a trilogia dirigida por Christopher Nolan, com Christian Bale no papel de homem morcego.

Em meio a uma febre de super-heróis no cinema atual, com filmes sobre Capitão América, Homem Aranha ou Homem de Ferro, Batman triunfa por sua condição de "homem normal", embora profundamente perturbado.

Em 2016 chegará aos cinemas um novo filme, na qual Batman contracenará pela primeira vez com o Superman e no qual o ator Ben Affleck terá a difícil missão de interpretar o herói de Gotham, uma escolha que desagradou muitos fãs.

Vida longa ao herói

A franquia Batman arrecadou 3,89 bilhões de dólares em todo o mundo, segundo os números da indústria do entretenimento, e criou um universo de produtos venerados.

"A paixão dos fãs é gigantesca, é um modo de vida. As pessoas fazem tatuagem do Batman no corpo todo", afirmou recentemente Jim Lee, desenhista e coeditor da DC Entertainment, que leva ao cinema as histórias do super-herói.

Além das camisas, gorros, posters e blogs, Batman encontrou nos jogos eletrônicos outro grande aliado para oferecer emoções aos 'batmaníacos' e manter sua popularidade.

No evento especializado E3, realizado há poucas semanas em Los Angeles, a produtora Rocksteady fez a alegria dos fãs ao revelar que o próximo jogo, 'Batman: Arkham Knight', terá um Batmóvel ultraleve, capaz de transformar-se em um tanque blindado.

"Este super-herói realmente cativou a imaginação do mundo inteiro", disse Lee, que já roteirizou os quadrinhos do personagem.

As comemorações pelos 75 anos do herói terão o ponto máximo no dia 23 de julho, considerado o "Dia do Batman", com a publicação de uma edição do primeiro número em que apareceu.

Os fãs de passagem por Los Angeles poderão observar todos os Batmóveis, capas, máscaras e demais artefatos usados nos filmes em uma exposição organizada pela Warner Bros.

MAIS SOBRE CINEMA