Faculdade de Letras da UFMG promove mostra de cinema e futebol

Exibições vão até 10 de julho com produções nacionais e internacionais

por Estado de Minas 11/06/2014 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Daniela Thomas/Divulgação
'Linha de passe', de Walter Salles e Daniela Thomas, será exibido na mostra (foto: Daniela Thomas/Divulgação)
O Centro Cultural abriga até 10 de julho a 3ª Mostra de Cinema e Futebol da Faculdade de Letras da UFMG. O evento, que tem a curadoria dos professores Gustavo Cerqueira e Elcio Cornelsen, pretende criar oportunidade de discussão, durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, de aspectos da cultura por meio do futebol, da história, da memória e do próprio cinema.

Entre os destaques da programação, no dia 26 será exibido Linha de passe (2008), de Walter Salles e Daniela Thomas, filme que narra paralelamente a história do jovem Dario sonhando com uma carreira de jogador profissional, seguido de comentários de Victor da Rosa.

Em julho, a mostra continua com mais três filmes. No dia 1º, Passe livre (1974), de Oswaldo Caldeira, que aborda o caso do ex-jogador Afonsinho, enfrentando a justiça para ter o direito de seu passe, com comentários de Elcio Cornelsen, da UFMG. No dia 3, será mostrado O ano em que meus pais saíram de férias (Brasil, 2006), de Cao Hamburger, com comentários de Marcelino Rodrigues da Silva.

E no encerramento da mostra, será a vez do documentário Football under cover (2007), de Ayat Najafi e David Assmann, no qual é abordado um time iraniano de futebol feminino, que até o momento nunca jogou contra qualquer outro time, devido, entre outros fatores, aos preceitos islâmicos sexistas. Os comentários serão de Luciane Corrêa Ferreira, professora coordenadora da Área de Alemão da Faculdade de Letras e pesquisadora.

3ª Mostra de Cinema e Futebol da FALE-UFMG: futebol & cultura
Até 10 de julho. Centro Cultural UFMG, AV. Santos Dumont, 174, Centro. Entrada franca.

MAIS SOBRE CINEMA