Mostra 'A ditadura na tela' exibe documentário sobre o jornal 'O Pasquim'

Filme conta a história da publicação alternativa pela fala de personalidades como Millôr Fernandes, Ziraldo e Jô Soares

por Estado de Minas 21/05/2014 08:43

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arquivo EM
Millôr Fernandes foi um dos criadores do 'Pasquim', o nanico que deu o que falar (foto: Arquivo EM)
A mostra 'A ditadura na tela' vai discutir os efeitos do golpe civil-militar de 1964 por meio do cinema. Nesta quarta e no dia 28, filmes referentes ao tema serão exibidos no Centro de Referência da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro), com entrada franca.

A sessão desta quarta-feira, com início às 19h, vai passar o documentário Pasquim - A revolução pelo cartum (1999), de Louis Chilson. A história do jornal alternativo é contada por Millôr Fernandes, Ziraldo, Jaguar, Claudius, Sérgio Cabral, Chico Caruso, Reinaldo e Hubert, Jô Soares e Angeli, entre outros. Natália Cristina Batista, do Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais, comandará debate sobre o filme.

Dia 28, também às 19h, será exibido Subversivas - Retratos femininos de luta contra a ditadura, de Fernanda Vidigal e Janaína Patrocínio, sobre mulheres que militaram em ações de resistência, como Teresa Angelo, Gilse Cosenza, Thereza Vidigal, Angela Pezzuti e Delsy Gonçalves.
 
Atenção, professores
 
Até 28 de julho, ficará em cartaz uma exposição que, certamente, vai ajudar professores de história a ensinar a matéria. O Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) exibe obras de arte, cartazes, fotografias e depoimentos em vídeo sobre a resistência da imprensa contra a ditadura civil-militar brasileira.

É uma boa oportunidade para conscientizar os jovens sobre fatos recentes da história do país. A mostra 'Resistir é preciso' pode ser visitada de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h, com entrada franca. Informações: (31) 3431-9400.

MAIS SOBRE CINEMA