Cinema

'Map to the stars' apresenta a crítica à vida de Hollywood em Cannes

Filme com Robert Pattinson e Julianne Moore apresenta o lado obscuro do cotidiano hollywoodiano

Estado de Minas

O diretor canadense David Cronenberg volta ao festival com 'Map to the stars'
Uma sátira de Hollywood entra na disputa pela Palma de Ouro em Cannes.  'Map to the stars', do canadense David Cronenberg, de 71 anos, que retorna a Cannes pela quarta vez, é uma obscura e delirante viagem à meca do cinema, protagonizada por Robert Pattinson, Julianne Moore, Mia Wasikowska e John Cusack.


Por meio do retrato de uma família hollywoodiana rica, mas com angústias, inveja e à beira da implosão, Cronenberg disseca uma sociedade obcecada por dinheiro e celebridades. Também desnuda as ambições desmedidas e o oportunismo que reinam em uma cidade repleta de predadores de todo tipo.

Mas o cineasta – que há dois anos exibiu em Cannes 'Cosmopolis', também com Pattinson –, advertiu que o filme não é uma crítica à “cidade dos sonhos”, na Califórnia. “Acontece o mesmo em Wall Street, no Silicon Valley, em todos os lugares onde existem pessoas desesperadamente ambiciosas”, afirma o diretor.

 Baseada no romance de Bruce Wagner, que também escreveu o roteiro, o filme de Cronenberg – que venceu o Prêmio do Júri em 1996, com 'Crash – Estranhos prazeres' –, não deixa de evocar a sátira ferina sobre Hollywood do americano Robert Altman, em 'O jogador'.