DC Comics anuncia novidades para comemorar aniversário de 75 anos de Batman

O Homem-Morcego ganhará um logo para a data, gibis especiais, exposições e filme; confira

por Correio Braziliense 09/04/2014 11:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Warner/Divulgação
(foto: Warner/Divulgação)
 
 
O que tem em comum o ativista mascarado Eron Melo, tornado celebridade com os protestos populares no Rio de Janeiro, e o colecionador de brinquedos Márcio Marques? A associação dos seus nomes ao herói dos quadrinhos americano Batman. O elo desses dois brasileiros comemora 75 anos desde o último dia 30, com uma série de eventos e homenagens organizados pela sua editora, a DC Comics, e pela dona dela, o grupo Warner Bros.

A bem-sucedida trajetória do Homem-Morcego conseguiu torná-lo um ícone universal, tão facilmente reconhecido em qualquer parte do planeta quanto Papai Noel. Para milhões de fãs, a façanha é, contudo, ainda maior, alcançando o posto de produto cultural multimídia e mito moderno. Tudo começou no fim de abril de 1939, quando foi publicada 'The case of the Chemical Syndicate', a primeira história do então chamado Bat-Man.

Desenhada pelo jovem Bob Kane e escrita pelo parceiro oculto dele, Bill Finger, a primeira de inúmeras aventuras acaba com a morte do vilão em um túnel de ácido. Uma origem violenta que foi anulada e revivida nos anos seguintes. Um ano depois da estreia, Batman ganhou revista própria, já acompanhado do parceiro mirim Robin e dos primeiros membros da ampla galeria de inimigos famosos, como o pior deles, Coringa, e a sua eterna paixão, Mulher-Gato.

Assista ao trailer do filme 'Batman - O cavaleiro das trevas ressurge'

 
 
Expressões

De lá para cá, uma obra coletiva de centenas de artistas em torno de Batman criou um vasto universo de lugares fictícios, figuras amigas e rivais do protagonista e uma penca de símbolos que despertam a curiosidade de leigos e estudiosos. Nessa lucrativa seara, estão desde o Batmóvel, carro mais conhecido da cultura pop, a expressões como dupla dinâmica.

Para celebrar três quartos de século do Cavaleiro das Trevas, também conhecido como “o maior detetive do mundo” e “campeão de Gotham”, a DC/Warner anunciou com pompa a abertura do Ano do Morcego no fim de março, com um site comemorativo um perfil no Facebook, que recebeu 12 milhões de curtidas apenas na primeira semana. Enquanto não chega à telona o primeiro encontro em blockbusters de Superman e Batman, agora na pele polêmica de Ben Affleck (previsto para estrear no verão americano de 2016), dá-lhe animações, games e gibis especiais.

Confira o trailer do clássico Batman (1989), de Tim Burton
 
 

MAIS SOBRE CINEMA