Cinema

Filme baseado em ensaio de Oliver Sacks, 'A música nunca parou' chega a BH

Longa do diretor Jim Kohlberg estreia na cidade com dois anos de atraso

Fernanda Machado

Chega ao Brasil com quase dois anos de atraso (a estreia foi no Sundance Film Festival de 2011) o filme 'A música nunca parou', do diretor Jim Kohlberg, com Julia Ormond, J.K. Simmons e Lou Taylor Pucci. A produção norte-americana é baseada no ensaio “O último hippie" do livro 'Um antropólogo em Marte', de Oliver Sacks.


Em cena, um pai, Henry Sawyer (J.K. Simmons), que luta para se conectar com o filho Gabriel (Lou Taylor Pucci), que descobre um tumor no cérebro que o impede de produzir novas memórias. Os dois tentam superar uma distância emocional e acabam encontrando uma forma de se relacionarem por meio da música.

Não por acaso a trilha sonora do longa é recheada de pérolas: Bing Crosby, Peggy Lee, Johann Sebastian Bach, Beatles, The Grateful Dead, Bob Dylan, Cyndi Lauper, The Rolling Stones e Buffalo Springfield.

Engenheiro (durão) de classe média, Henry não se dava bem com o filho Gabriel, um jovem hippie como qualquer outro do fim dos anos 1960. Os dois vivem discutindo até que o rapaz sai de casa. Nos anos 1980, a família volta a se reunir enquanto o jovem (já adulto) se recupera da cirurgia para retirada de um tumor no cérebro.

O problema é que Gabriel não se lembra de nada do que ocorreu depois de Woodstock. Imbuído do desejo de finalmente se aproximar do filho, o pai troca seus discos pelos da banda predileta de filho, Grateful Dead. O resultado é surpreendente. A música pode tanto ajudar o rapaz como reaproximar a família.

Assista ao trailer do filme: