Documentário sobre escultura sonora de Cildo Meireles tem sessão única e gratuita em BH

Filme de Marcela Lordy revela processo de criação do artista plástico durante o projeto rio oir

20/03/2014 08:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Janice D'Ávila/Divulgação
'Ouvir o rio: uma escultura sonora de Cildo Meirelles', de Marcela Lordy, chega à capital mineira (foto: Janice D'Ávila/Divulgação)
Feito a partir do projeto rio oir do artista plástico Cildo Meireles, o documentário 'Ouvir o rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles', produzido pelo Itaú Cultural e dirigido por Marcela Lordy, ganha exibição única e gratuita na sessão Toda quinta e muito MMMais, do Museu das Minas e do Metal (MMM).

A projeção realizada nesta quinta-feira, 20, a partir das 19h30, inicia a itinerância que o filme fará por diversas cidades do Brasil. Lançado nacionalmente em novembro do ano passado, o filme até agora foi exibido somente nas salas de cinema Itaú-Unibanco de São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

'Ouvir o rio: uma escultura sonora de Cildo Meireles' é a primeira experiência no cinema documental da diretora Marcela Lordy. O filme destrincha a obra rio oir de Cildo a partir do registro de todos os processos pelos quais o artista visual passou em expedição pelo Brasil, buscando o som das bacias de rios e nas águas processadas pelo homem, depois em estúdio de som, juntando as imagens e sons capturados e combinados à cacofonia das águas residuais e às gargalhadas humanas. O título rio oir é um palíndromo, em um jogo de palavras que faz referência ao fluxo da água, à audição, e à risada.

OUVIR O RIO: UMA ESCULTURA SONORA DE CILDO MEIRELES
Quinta-feira, 20 de março, às 19h30, exibição de documentário com direção de Marcela Lordy. Museu das Minas e do Metal, Praça da Liberdade, s/nº. Capacidade: 80 pessoas. Entrada franca.

MAIS SOBRE CINEMA