Filme 'Narradores - Memórias afetivas do futebol' será lançado neste sábado em BH

'Histórias ligadas ao futebol também informam sobre transformações que trazem diferentes modos de vivenciar o esporte', explica o cineasta Xande Pires

por Estado de Minas 15/03/2014 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Acervo pessoal
Xande Pires lança documentário sobre o futebol (foto: Acervo pessoal)
'Narradores – Memórias afetivas do futebol', filme dirigido por Xande Pires, será lançado neste sábado no Cine Belas Artes, em Belo Horizonte. Com depoimentos de jogadores, torcedores, escritores e radialistas, o documentário registra recordações pessoais sobre Copas do Mundo e, por meio delas, a evolução dos meios de comunicação.

“Histórias ligadas ao futebol também informam sobre transformações que trazem diferentes modos de vivenciar o esporte”, explica o cineasta. Xande afirma que o rádio responde por uma recepção mais romântica, que, até pela falta de imagem, atiçava a imaginação do ouvinte. Já a televisão permite ver as partidas e a internet acrescenta a possibilidade de pesquisa instantânea, oferecendo mais conhecimento. “Nada tira a fantasia e o encanto com o futebol, porque ele é fascinante e desperta paixões. Prova disso é sua presença no cotidiano”, observa.

À medida que o filme era rodado, o diretor constatou o afeto que o futebol desperta. Isso se traduz na tela por muitas lembranças de jogos, conta Xande. “Copa do Mundo é momento em que todos os brasileiros, gostando ou não do esporte, param para vivenciar as emoções do futebol”, garante. Ele levou também para a telona estudiosos, que analisam as relações do esporte com a cultura e a sociedade.

O recorte atento ao papel dos meios de comunicação se deve ao fato de Xande ser repórter-fotográfico. O filme é o segundo longa do diretor – o primeiro foi As iracemas (2012). No momento, o projeto dele é se dedicar ao documentário, além de trabalhos para web TV, mas sem que isso signifique descartar projetos com outros perfis. “O saboroso do documentário é enxergar as pessoas e a vida de forma real, com maior profundidade, sem o imediatismo do jornalismo”, conclui. (WS)

NARRADORES – MEMÓRIAS AFETIVAS DO FUTEBOL
Filme de Xande Pires. Neste sábado, às 10h e às 11h. Cine Belas Artes, Rua Gonçalves Dias, 1.581, Lourdes. Entrada franca.

MAIS SOBRE CINEMA