'12 anos de escravidão' é o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme

Filme sobre o regime escravocrata norte-americano é premiado na principal categoria

por Fernanda Machado 03/03/2014 02:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

KEVIN WINTER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Equipe de '12 anos de escravidão' recebe a estatueta. Brad Pitt é um dos produtores do longa (foto: KEVIN WINTER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)
E o Oscar de Melhor Filme foi para '12 anos de escravidão'. O longa de do britânico Steve McQueen venceu a categoria mais esperada da cerimônia. O filme chegou à disputa credenciado por ter ganho anteriormente os prêmios Globo de Ouro e Bafta.

A trama baseada no drama real narrado em um romance de Solomon Northup, que acabou rendendo também a estatueta de Melhor Roteiro Original, apresenta uma passagem da vida do próprio autor. Quando a abolição ainda não era consenso nos Estados Unidos, o personagem (interpretado pelo ator Chiwetel Ejiofor) um violinista negro, vivia tranquilamente com a família no Estado de Nova York, região que já havia aparentemente superado aquela questão. Mesmo com toda documentação em ordem, Solomon é sequestrado e levado para o Sul, terra onde a lei tardou um pouco mais a chegar. Lá ele foi durante 12 anos tratado feito bicho.

 

Veja fotos de '12 anos de escravidão'

 

Além das estatuetas de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, '12 anos de escravidão' também ganhou na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, pela atuação de Lupita Nyong'o. Mesmo sem premiações, o filme também conta com grandes participaçõess de Michael Fassbender, indicado a Melhor Ator Coadjuvante, e Chiwetel Ejiofor, que concorreu a Melhor Ator. Brad Pitt, que também é um dos produtores do melhor filme do ano, também completa o elenco.


'12 anos de escravidão' superou fortes concorrentes, como 'Gravidade', que ganhou sete estatuetas, e 'Trapaça', que concorria em outras nove categorias.

MAIS SOBRE CINEMA