Cinema

Atuação de Cate Blanchett em 'Blue Jasmine' aponta atriz como favorita ao prêmio

Somando a mais recente indicação, Cate já foi lembrada pela Academia para concorrer ao Oscar cinco vezes; venceu em apenas uma, na cerimônia de 2005

Vitória Maciel

Cate Blanchett em cena de 'Blue Jasmine'
Parecia que a atriz australiana Cate Blanchett, 44 anos, não poderia melhorar o que já era bom. Ano passado, a interpretação cheia de nuances em 'Blue Jasmine', o último filme dirigido por Woody Allen, nos deixou de queixo caído diante do que a maturidade ainda pode proporcionar à atriz. Colocada no centro da trama de uma mulher rica que acaba perdendo a fortuna e a sanidade mental, ela apresentou mais uma das facetas de uma sólida carreira de quase 20 anos, reunindo trabalhos no teatro, na televisão e no cinema.


A atriz, atualmente em cartaz em 'Os caçadores de Obras-primas' — aventura dirigida pelo colega George Clooney — , é o nome favorito a receber o troféu de melhor atriz no próximo domingo, quando ocorre a cerimônia do Oscar. Mesmo concorrendo junto de importantes nomes da arte dramática, como a dama inglesa Judi Dench ('Philomena') e Meryl Streep ('Álbum de família'), Cate concentra a melhor campanha da categoria.

Somando a mais recente indicação, Cate já foi lembrada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para concorrer ao Oscar cinco vezes. A vitória aconteceu na cerimônia de 2005, quando recebeu a estatueta de melhor atriz coadjuvante em 'O aviador', pelo papel de Katharine Hepburn, encenada ao lado do protagonista Leonardo DiCaprio, em mais uma ação empreendida pelo diretor Martin Scorsese.