Dois filmes e um livro de poesias serão lançados em pen drives

Sítio de criação atualiza DVD sobre Ouro Preto feito em 2003

por Estado de Minas 22/02/2014 10:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Bruno Magalhães/Nitro
Lucas Junqueira, Álvaro Andrade Garcia e Marília Bergamo, integrantes do Ateliê Ciclope (foto: Bruno Magalhães/Nitro)
Três publicações em pen drive e versão 2.0 do DVD bilíngue Ouro Preto: história e cotidiano de um patrimônio da humanidade, projetos do Ateliê Ciclope, ganham lançamento neste sábado, às 11h, na Livraria Mineiriana, na Savassi. O livro eletrônico Grão foi exibido na fachada do Espaço do Conhecimento UFMG e está disponível na internet (para tablets e smartphones – www.sitio.art.br). Agora ganha penbook com capa, poema sumário e nove poemas animados com seis minutos e meio. Textos em português, inglês, sânscrito e chinês dão vida ao “livrE”, assinado por Álvaro Andrade Garcia com software de Lucas Junqueira. O autor explica que se trata de “uma cosmogonia poética com temas ancestrais animados e mixados com imagens e sons, numa tentativa de recriar o mundo por meio da palavra”.

O outro lançamento, Penfilm sertão vivo, é pen drive com versão do audiovisual Sertão vivo, atualmente em exibição no Espaço Israel Pinheiro, em Brasília. São cerca de 80 filmes com duração de três horas. O trabalho entrecruza aspectos geográficos, biológicos, históricos e culturais do cerrado em filmes distribuídos em quatro linhas: espaços, águas, tempos e caminhos. “É conteúdo de mais de 10 mil quilômetros de viagens e gravação de cenas inéditas”, resume o realizador. A direção é de Álvaro Garcia e a trilha sonora do uakti Paulo Santos. A produção pode ser vista em www.sertões.art.br.

Já Penfilm Aglomerado da Serra traz versão do audiovisual interativo. Os vídeos reúnem 10 entrevistas sobre uma das maiores favelas do Brasil. Os entrevistados relatam histórias das antigas granjas e vilas, das idas e vindas das pessoas, da busca pela água e da urbanização. A direção é de Lucas Junqueira, audiovisuais de Chico de Paula e design de Marília Bergamo. O documentário on-line pode ser visto em www.reimagina.art.br.

O DVD Ouro Preto..., produzido em 2003 pelo Ateliê Ciclope e que já se tornou clássico sobre a cidade histórica mineira, foi atualizado e traz novas cenas, além de nova museografia do Museu da Inconfidência, do trem turístico entre Ouro Preto e Mariana e do Parque Estadual do Itacolomi. Com direção de Álvaro Garcia e trilha sonora de Matheus Braga, o filme está disponível no site www.chb.art.br.

Managana O Ateliê Ciclope foi criado em 1992 e atualmente desenvolve o software livre de publicação digital Managana, além de produzir conteúdos culturais em publicações e instalações multimídia em parceria com instituições e empresas. O Managana é um software multiplataforma para publicação digital baseado na imaginação como interface. Permite a criação e a manutenção de comunidades que dividem conteúdos interativos na internet, tablets, smartphones e instalações. Cada comunidade tem fluxos (streams) interativos compostos de conjuntos de audiovisual, gráficos, texto e feeds externos. O Managana mixa e sequencia listas de reprodução (playlists) que podem ser criadas, exibidas e animadas no próprio software.

ATELIÊ CICLOPE

Lançamento de Penfilm sertão vivo, Penfilm Aglomerado da Serra, Penbook Grão e do DVD Ouro Preto: história e cotidiano de um padrimônio da humanidade. Hoje, às 11h. Livraria Mineiriana, Rua Paraíba, 1.419, Funcionários, (31) 3221-8092. Os pen drives serão vendidos a R$ 45 e o DVD a R$ 25.

MAIS SOBRE CINEMA