Clooney responde a uma jornalista e ganha viagem para Grécia

Graças a resposta, o ator recebeu inúmeras mensagens de agradecimento e ilustrou páginas inteiras dos jornais gregos

por AFP - Agence France-Presse 12/02/2014 09:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
 AFP ANDREW COWIE
Clooney participa de coletiva de imprensa, durante o 64º Festival de Berlim (foto: AFP ANDREW COWIE )
Ao responder educadamente, em Berlim, a uma pergunta de uma jornalista grega sobre o repatriamento dos mármores do Parthenon, George Clooney, certamente, não imaginava que seria manchete na imprensa grega ao falar deste assunto de orgulho nacional e ganharia uma visita oficial ao país da Acrópole.

O ator e diretor apresentou no sábado, durante o 64º Festival de Berlim, seu mais recente filme 'Caçadores de obras de arte', um assunto tão relevante para a história alemã quando para os gregos: o roubo de obras de arte pelos nazistas e o trabalho dos aliados para recuperá-las.

Foi sem saber do patriotismo de uma jornalista grega que ele deu sua opinião sobre as antiguidades gregas expostas em museus estrangeiros, incluindo a série de esculturas clássicas de mármore, conhecidas como Elgin Marbles do Parthenon e preservadas no Museu Britânico.

Perguntado se deveriam ser devolvidas à Atenas, ele respondeu simplesmente que "sim, seria uma boa ideia, vocês têm o direito a isso", de acordo com a imprensa grega.

Graças a esta resposta de menos de quinze palavras, a estrela de Hollywood recebeu inúmeras mensagens de agradecimento vindas da Acrópole e ilustrou páginas inteiras dos jornais gregos.

A gratidão nacional lhe rendeu na segunda-feira um convite do Ministério da Cultura ao ator, divulgado para a imprensa, a passar "alguns dias na Grécia." "Em nome de todos os gregos, um grande obrigado por sua declaração (...)", escreveu o ministro da Cultura, Panos Panagiotopoulos.

"Eu espero que você aceite o convite para passar alguns dias na Grécia. Para ver uma infinidade de antiguidades gregas preservadas sob o sol do Mediterrâneo. E, claro, visitar o novo Museu da Acrópole, em frente à rocha sagrada, onde há um lugar esperando o retorno das esculturas do Parthenon, no exílio involuntário".

A Grécia luta há décadas para conseguir o retorno do longo friso de 75 m, levado em 1803 por um diplomata britânico próximo do Império Otomano, Lord Elgin.

MAIS SOBRE CINEMA