Desde a estreia, em 2010, o filme de 17 minutos arrebatou elogios da crítica e acumulou mais de 80 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Assistida por quase três milhões de vezes no Youtube, a relação do trio alimentou entre fãs da historieta o sonho de vê-la nas telonas, em maior duração.
O projeto ganhou força e transformou-se em longa, com roteiro e direção mantidos a cargo do paulistano Daniel Ribeiro. Com estreia no Brasil em 28 de março, o trabalho faz nesta segunda-feira, 10, um début de luxo, com a primeira exibição na mostra Panorama do Festival de Berlim. Para o mercado internacional, a produção recebeu o título em inglês 'The way he looks'.
'Hoje eu quero voltar sozinho' traz os mesmos atores do curta no time principal — Ghilherme Lobo, Fábio Audi e Tess Amorim — e mantém as características mais celebradas do trio, mas apresenta situações diferentes para seus desencontros.
Na nova versão, Léo planeja uma viagem de intercâmbio para afastar-se da mãe superprotetora (Lúcia Romano) e tornar-se mais independente. A ideia desperta ciúmes na amiga Giovana, e a situação fica ainda mais complicada com a entrada de Gabriel na rotina de ambos. Além do trailer lançado nesta segunda-feira, o longa já teve dois teasers divulgados.
A chegada do triângulo sentimental à Berlinale não é novidade para o autor e diretor Daniel Ribeiro. 'Café com leite' (2007), primeiro curta-metragem do cineasta, conquistou o Urso de Cristal na mostra de curtas do Festival de Berlim, também com uma relação amorosa entre homens como tema. O próprio roteiro de 'Eu não quero...' foi desenvolvido em uma oficina do evento europeu, em 2010.
Assista o trailer de 'Hoje eu quero voltar sozinho':