Mostra Passou Batido agita o Cine Humberto Mauro em fevereiro

Pela primeira vez, a programação terá sessões dedicadas a curtas de cineastas mineiros

por 26/01/2014 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Vagner Jabour/Divulgação
O ator Renato Parara no premiado Merda!, de Gilberto Scarpa, que integra a mostra Inéditos/Passou batido (foto: Vagner Jabour/Divulgação)

Depois de intensa programação em 2013, o Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes continua com a agenda cheia este ano. Em fevereiro, os espectadores poderão assistir a mais uma edição da já tradicional mostra Inéditos/Passou batido. Pela primeira vez, a programação terá sessões dedicadas a curtas de cineastas mineiros. Entre os filmes, Pouco mais de um mês, de André Novais, ganhador de menção especial do júri da Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes de 2013; e Merda!, de Gilberto Scarpa, ganhador do prêmio de melhor montagem no 41º Festival de Gramado.

Também na mostra, longas-metragens Educação sentimental, de Júlio Bressane, O abismo prateado, de Karim Aïnouz, e Esse amor que nos consome, de Allan Ribeiro. Entre os internacionais, destaque para 3x 3D, de Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra. Caverna dos sonhos esquecidos, de Werner Herzog, e Centro histórico, filme coletivo, ainda inédito no Brasil, que tem curtas de Pedro Costa, Manoel de Oliveira e Aki Kaurismaki.

FESTCURTASBH

Ainda na agenda do espaço, retrospectiva da obra de Humberto Mauro, cineasta da Zona da Mata mineira, será realizada entre maio e junho. Para agosto, está prevista mostra do cineasta Stanley Kubrick. Todos os filmes serão exibidos em cópias restauradas em DCP. E em setembro, será a vez da 16ª edição do FestCurtasBH, evento que já se tornou tradicional no calendário dos cinéfilos da cidade. Em destaque no evento, filmes que primam pela inovação formal ou que buscam diálogo instigante com a tradição.

O Cine Humberto Mauro vai manter as tradicionais sessões do projeto História permanente do cinema, com a exibição de filmes seguida de comentários e conversas com especialistas – pesquisadores, críticos, professores, realizadores, etc.

MAIS SOBRE CINEMA