Oscar é marcado por indicações baseadas em histórias reais

'Gravidade' e 'Trapaça' conquistam 10 indicações ao Oscar, uma a mais que '12 anos de escravidão'. Evento acontece no dia 2 de março, em Los Angeles

por Carolina Braga 17/01/2014 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Phil McCarten/Reuters
O ator Chris Hemsworth e a presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone saacs, anunciaram os indicados ao Oscar (foto: Phil McCarten/Reuters)
Tudo começou com uma suposta comédia romântica com vocação dramática. E não é que apenas um ano depois do estouro do mediano 'O lado bom da vida', 2014 é o momento da virada para o diretor David O. Russell e sua turma. Com uma carreira tímida até então, há quem já o tenha rotulado como “Scorcese diet”. Intriga da oposição? Até semana passada, o policial dirigido por ele nem era tão favorito assim.


Bastou vencer o Globo de Ouro de melhor “comédia”, alçar Bradley Cooper, Amy Adams e Jennifer Lawrence aos postos de atores favoritos e pronto: 'Trapaça' já é o grande nome da temporada de prêmios do cinemão americano. São 10 indicações ao Oscar, cinco a mais do que o Scorcese original com 'O lobo de Wall Street', empatado com a ficção científica 'Gravidade', de Alfonso Cuarón e apenas um a mais do que o drama '12 anos de escravidão', de Steve McQueen. Não tem nada de diet nisso, mas, favorito absoluto ele não é.

Ao que parece, foi-se mesmo o tempo em que apenas uma produção arrebatava quase tudo. 'Titanic' fez sua história com as 12 estatuetas e isso foi lá em 1997. A tendência é que os prêmios sejam mais distribuídos e as zebras estejam mais soltas por aí. Mesmo com todo o incenso, o Oscar de melhor filme para 'Trapaça', por exemplo, seria uma delas.

Neste momento, é precipitado apontar favoritos, já que os principais prêmios dos sindicatos ainda não foram anunciados. Eles têm sido termômetros interessantes, bem mais do que o entregue pela imprensa estrangeira em Hollywood. De todo modo, vencedor do Globo de Ouro de melhor drama, '12 anos de escravidão' leva certa vantagem em relação aos concorrentes. O novo trabalho do diretor de Shame não é mais um filme sobre escravos. É “o” longa sobre esse tema.

Alfonso Cuarón não fica atrás. É certo que o auê em torno de seu 'Gravidade' deu uma acalmada. Tanto é que o filme vai até reestrear em solo americano para ver se volta a subir nas bolsas de apostas comuns por lá. A ousadia da trama espacial protagonizada por Sandra Bullock (indicada a melhor atriz) está em lidar com as sensações do espectador. E se alguém tem que levar os louros por isso é o diretor mexicano. No entanto, a concorrência é pesada: Steve McQueen, David O. Russell, Martin Scorsese e Alexander Payne são seus concorrentes na categoria de melhor diretor. Só figurão.

Desde que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood mudou as regras e espichou a lista de indicados a melhor filme para nove candidatos, vários entram ali para compor a lista. Este ano, estão nesse time 'Clube de Compras Dallas', 'Capitão Phillips', 'Ela', 'Nebraska', 'Philomena' e 'O lobo de Wall Street'. Uma curiosidade é as histórias reais ganham as telas com força. 'O lobo de Wall Street', 'Capitão Philips', '12 anos de escravidão' e 'Philomena' são baseados em relatos verdadeiros.

ATOR E ATRIZ

Entre os intérpretes, nada de surpresas. Na categoria de ator, Leonardo DiCaprio pode vencer o ranço da academia e conquistar a primeira estatueta da carreira se bater Chiwetel Ejiofor ('12 anos de escravidão'), Christian Bale ('Trapaça'), Bruce Dern (Mandela: long walk to freedom) e Matthew McConaughey ('Clube de Compras Dallas'). Não está nada fácil para ele. Nem para as mulheres.

Como a irmã falida em 'Blue Jasmine', de Woody Allen (também lembrado na categoria de roteiro), Cate Blanchett é favorita ao Oscar de melhor atriz, mas tem pela frente Amy Adams ('Trapaça'), Sandra Bullock ('Gravidade'), Judi Dench ('Philomena') e Meryl Streep ('Álbum de família').

Com o objetivo de minimizar injustiças cometidas ao longo dos anos, a academia tem feito, pouco a pouco, algumas mudanças. Em 2009, aumentou de cinco para nove o número de concorrentes à principal categoria. Ano passado, introduziu o voto eletônico para aqueles que desejassem.

Para 2014, as principais novidades estão nas categorias de canção e filme estrangeiro. Agora há o limite de duas músicas por produção. Além disso, para evitar que filmes aclamados pela crítica internacional ficassem fora da lista, os longas cadastrados foram assistidos por um comitê especial. Mas não foi bastante para salvar o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o polêmico Azul é a cor mais quente.

A entrega do Oscar vai ser em pleno domingo de carnaval, 2 de março. A cerimônia deste ano vai homenagear os filmes de heróis, mais uma tentativa de ampliar a audiência do show, em queda ano após ano. Não à toa, o ator Chris Hemsworth, o 'Thor', foi o escolhido para fazer o anúncio dos indicados. Por enquanto, a transmissão da cerimônia no Brasil será feita exclusivamente pelo canal a cabo TNT. A apresentação será de Ellen DeGeneres.

OS INDICADOS
Filme

'12 anos de escravidão'
'Gravidade'

'Clube de Compras Dallas'
'Trapaça'
'Capitão Phillips'
'Ela'
'Nebraska'
'Philomena'
'O lobo de Wall Street'

Ator
Chiwetel Ejiofor ('12 anos de escravidão')
Leonardo DiCaprio ('O lobo de Wall Street')
Christian Bale ('Trapaça')
Bruce Dern ('Mandela: long walk to freedom')
Matthew McConaughey ('Clube de Compras Dallas')

Atriz
Amy Adams ('Trapaça')
Cate Blanchett ('Blue Jasmine')
Sandra Bullock ('Gravidade')
Judi Dench ('Philomena')
Meryl Streep ('Álbum de família')

Direção
Alfonso Cuarón ('Gravidade')
Steve McQueen ('12 anos de escravidão')
David O. Russell ('Trapaça')
Martin Scorsese ('O lobo de Wall Street')
Alexander Payne ('Nebraska')

FILME Estrangeiro
'Alabama Monroe' (Bélgica)
'L'image manquante' (Camboja)
'A caça' (Dinamarca)
'A grande beleza' (Itália)
'Omar' (Palestina)

Roteiro original
'Trapaça'
'Blue Jasmine'
'Ela'
'Nebraska'
'Clube de Compras Dallas'

Roteiro adaptado
'Antes da meia-noite'
'Capitão Phillips'
'12 anos de escravidão'
'O lobo de Wall Street'
'Philomena'

Animação
'Os Croods'
'Meu malvado favorito 2'
'Ernest e Célestine'
'Frozen: uma aventura congelante'
'Vidas ao vento'

BRASIL DE FORA
A única chance do Brasil no Oscar era com a animação 'Uma história de amor e fúria'. O longa de Luiz Bolognesi chegou a ficar entre os 19 pré-selecionados para na categoria, mas não se manteve entre os cinco. “Acho que bateu na trave. Acho que a gente tinha 5% de chance e não deu, foi por pouco”, disse Bolognesi. Os indicados são 'Os Croods', 'Meu malvado favorito 2', 'Ernest & Celestine' e 'The wind rise'.

MAIS SOBRE CINEMA