Courteney Cox se consagra no cinema e na televisão

Apesar de ter sido ofuscada pelos colegas de elenco na visão da academia - o que não passou de uma injustiça -, Courteney conseguiu alavancar a carreira em Cougar Town e conquistar espaço na televisão

por Adriana Izel 05/01/2014 19:53

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/Mario Anzuoni
Atriz começou a vida artística em 1984, com a participação no clipe Dancing in the dark, de Bruce Springsteen (foto: REUTERS/Mario Anzuoni)

Courteney Cox é velha conhecida dos fãs de séries. Por dez anos, ela deu vida à personagem com transtorno obsessivo compulsivo (TOC) Monica Geller, em Friends. E, apesar da comédia ter conquistado vários prêmios, a atriz foi a única entre os atores principais do seriado que nunca foi indicada a nenhuma categoria do Emmy Awards ou do Globo de Ouro.

Veja mais fotos de Courteney Cox

Apesar de ter sido ofuscada pelos colegas de elenco na visão da academia — o que não passou de uma injustiça —, Courteney conseguiu seu lugar ao sol ao se consagrar no cinema, principalmente, no papel da repórter Gale Weathers nas sequências do filme de terror Pânico e, também, ao protagonizar Cougar Town, sitcom em que colabora também como produtora.

Na série, que está no ar desde 2009 e acumula bons índices de audiência, ela encarna Jules Cobb, uma quarentona recém separada, mãe de um filho adolescente e que, apesar de tudo, ainda busca um novo amor. A quinta temporada da trama estreia em 7 de janeiro nos Estados Unidos. O papel lhe garantiu a primeira indicação ao Globo de Ouro, em 2010. Mesmo não tendo conquistado a estatueta, a indicação mostrou que a atriz garantiu o nome entre os mais importantes da televisão.

A vida pessoal da atriz, até certo ponto, foi bastante discreta. Ela se casou em 1999 com o ator David Arquette, com quem fazia um par romântico em Pânico. Eles tiveram uma filha, Coco Riley Arquette, e o casamento durou até 2010. A partir daí, Courteney Cox começou a dominar os noticiários. A mídia falou muito do divórcio da atriz, que acabou saindo oficialmente apenas em 2013. No mesmo ano, a bela começou a circular com novos namorados. Atualmente, ela namora Johnny Mc Daid, amigo do cantor Ed Sheeran e integrante da banda Snow Patrol.

Quem é?

Nome: Courteney Bass Cox
Idade: 49 anos
Nascimento: Birmingham, Alabama

Curiosidades

- Começou a vida artística em 1984, com a participação no clipe Dancing in the dark, de Bruce Springsteen.

- Estreou na televisão em 1985 na série Misfits of science. Ela vivia a personagem Gloria Dinallo, uma adolescente telecinética cuja mãe vivia em uma instituição mental após ter afirmado que a filha era fruto de um relacionamento com um homem do espaço.

- No cinema, além de Pânico, a atriz esteve nos filmes Ace Ventura e também em Cocoon: o retorno.

-l Mantém uma relação muito boa com os colegas de elenco de Friends. Jennifer Aniston está entre as melhores amigas da atriz e é madrinha da filha dela. A mídia internacional vem dizendo que Jennifer estaria tentando convencer a amiga a participar de um especial dos 20 anos de Friends.

- Voltou a gravar com Matthew Perry, com quem viveu um par romântico na série Friends. O primeiro reencontro aconteceu em uma cena da série de Perry, Go on, e, em janeiro, poderão ser vistos juntos de novo em
Cougar Town.

- Revelou em entrevista a um site internacional que fumou cigarro durante muitos anos. “Eu amava fumar. Parei quando eu tinha 34 anos e, até hoje, não acredito como foi difícil”, afirmou. A atriz precisou fazer sessões de hipnose para largar o vício.

MAIS SOBRE CINEMA