O legado de Dona Lúcia, mãe de Glauber Rocha e defensora de sua obra

Morta aos 94 anos, ''Mãe coragem'' lutou pela preservação da filmografia de seu filho

por Agência Estado 03/01/2014 18:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jackson Romanelli/EM/D.A Press
Lúcia Rocha durante o Festival de Cinema de Tiradentes, em 2008: luta pela preservação de obra (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press )
O enterro do corpo de dona Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha e considerada também "mãe do Cinema Novo", será neste sábado, 04, no cemitério São João Batista, onde também foi sepultado Glauber. Tão obstinada quanto serena, ela tinha 94 anos e era muito querida no meio cinematográfico, por ter lutado pela preservação dos filmes e do acervo documental do filho desde sua morte, em 1981. Nunca hesitou em buscar patrocínios que viabilizassem seu trabalho, missão adotada para toda a vida.

Dona Lúcia estava em casa e teve uma parada cardíaca depois de sair do banho, nesta sexta-feira, 03. "Estava muito bem de saúde curtiu a tataraneta, minha filha, no Natal. Fez um poema para ela. Tinha uma memória perigosa! Mas vinha reclamando muito do calor que está fazendo no Rio. Completaria 95 anos no dia 16. Foi uma passagem suave. Foi melhor assim, pois ela sempre dizia que queria morrer dormindo, sem sofrer", disse Sara Rocha, sua bisneta.

Lúcia Mendes de Andrade Rocha nasceu em Vitória da Conquista em 1919. Teve Glauber em 1939 e foi responsável por sua alfabetização. Quando o filho ainda era pequeno, a família mudou-se para Salvador, cidade em que ele desenvolveria seu pendor artístico.

Ela perdeu outros dois filhos (uma, Ana, ainda criança, de leucemia, e outra, a atriz Anecy Rocha, num acidente num elevador, em 1976).

"Mãe coragem" passou décadas guardando tudo que Glauber jogava fora - pegava rascunhos amassados no lixo e passava a ferro, tamanha a idolatria que sentia por ele. Chegou a juntar mais de 100 mil documentos, fotografias e textos (boa parte permanece inédita).

Desde a morte prematura de Glauber, lutou pela preservação e propagação de sua filmografia e vasta produção intelectual. Conseguiu, com a ajuda dos descendentes, patrocínios para restaurar filmes, de Barravento (1962) a A Idade da Terra (1980). Abriu o Tempo Glauber, centro cultural em Botafogo que conta com moderno centro de documentação, batizado com seu nome. Lá fica o arquivo amealhado por dona Lúcia.

O espaço - usado para seu velório - é mantido com dificuldade pela família, que não conta com apoio de governos ou empresas. Recentemente, conseguiu-se promessa de verba do Ministério da Cultura, mas a instituição ainda não recebeu o dinheiro. "Minha meta é reunir e divulgar toda a obra do Glauber. Guardar papel eu sabia fazer, mas isso eu não sei", brincou dona Lúcia numa entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo em 2009.

Ela foi a grande incentivadora de Glauber. Quando ele filmou Barravento, na Bahia, ela cozinhava para todo o set. Para Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) - o seu preferido - e O dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1968), fez alguns figurinos.

MAIS SOBRE CINEMA