Cinema

BH recebe a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

O cineasta Vladimir Carvalho, paraibano radicado em Brasília, será homenageado pela mostra
A partir de terça-feira até 22 de dezembro BH recebe a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento reúne 38 filmes sul-americanos, entre curtas, médias e longas, dando importante visão do modo como o tema dos direitos humanos é abordado no cinema.


A mostra é uma produção da Universidade Federal Fluminense, por meio do Departamento de Cinema e Vídeo. Os filmes, que serão exibidos em formato digital, dividem-se em três categorias. A mostra competitiva de longas, médias e curtas reúne 24 filmes de vários países da América do Sul, sendo 13 longas, sete médias e quatro curtas.

A mostra Homenagem a Vladimir Carvalho celebra a obra do diretor nascido em Itabaiana (Paraíba) e radicado em Brasília, que fez do cinema uma forma de pensar e intervir no mundo. Nos últimos 50 anos, dirigiu obras sobre diversos assuntos, mas sempre esteve engajado com os destinos do país e de seu povo. Como poucos, fez do documentário um ato político e frequentemente poético.

 A Mostra Cinema Indígena mostra como a produção realizada por cineastas indígenas cresceu no país, permeada tanto por questões estéticas quanto por questões políticas. O cinema desses realizadores contribui para o fortalecimento das lutas pelos direitos humanos dos povos indígenas.

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


De 3 a 8 de dezembro, às 19h.Entrada franca. Informações: (31) 8874-0378. Cine Humberto Mauro, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro.Depois da data oficial, os filmes serão exibidos no Cine Ó, Rua Padre Belchior, perto do Mercado Central, nos jardins do Instituto Undió.