Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades começa na segunda-feira

Sopro, o primeiro longa de Marcos Pimentel é escolhido para abrir a programação

por Estado de Minas 23/11/2013 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Matheus rocha/divulgação
Sorpo, do diretor juiz-forano Marcos Pimentel, abre o festival Primeiro Plano (foto: Matheus rocha/divulgação)
 

O primeiro longa-metragem do diretor Marcos Pimentel foi escolhido para abrir a programação da 12ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que começa na segunda. Sopro é um documentário sobre a existência humana e os mistérios da vida e da morte, mostrados no cotidiano de uma pequena vila rural no meio do nada, no interior do Brasil, onde algumas famílias vivem, há anos, isoladas de maiores contatos com o mundo exterior. A exibição ocorre durante a cerimônia de abertura, que este ano volta a ser realizada no Cine-Theatro Central, a partir das 20h.

“Acho importantíssimo a cidade ter o privilégio de ver o primeiro longa, em muitos anos, genuinamente juiz-forano e de um diretor muito talentoso que vem construindo uma carreira sólida no documentário. Além disso, Marcos Pimentel é um importante colaborador e incentivador do festival e do audiovisual local”, ressalta o coordenador-geral do Primeiro Plano, Aleques Eiterer.

No mesmo dia será exibido o curta Charles Dimileto, do diretor Henrique Vale, que venceu o Prêmio Incentivo Primeiro em 2012 e, como prêmio, recebeu verba para realizar a nova produção.

As mostras competitivas regional e nacional de curtas, responsáveis pelo maior volume de produções do Primeiro Plano, ocorrem entre terça e sexta-feira, respectivamente, às 17h e às 19h, no Cinema Alameda. Este ano são 24 curtas de todo o país na mostra nacional e 29 produções da Zona da Mata mineira na regional, sendo que esta última ganhou um dia a mais em relação aos anos anteriores, devido à alta no número de produções enviadas ao festival em 2013.

MAIS SOBRE CINEMA