Cinema

Alfonso Cuarón acha prematuro falar de um Oscar para 'Gravidade'

Diretor mexicano está feliz com boa recepção do filme, mas evita comentar favoritismo

AFP

Sandra Bullock estrela abordagem inovadora de Cuarón sobre o espaço em 'Gravidade'
O cineasta mexicano Alfonso Cuarón se mostrou surpreso nesta quarta-feira que seu filme 'Gravidade' tenha sido tão bem recebido entre os críticos e os mestres da sétima arte, mas acha prematura pensar em indicações ao Oscar.


"Não esperávamos uma resposta deste tipo", admitiu o diretor do filme protagonizado por Sandra Bullock e George Clooney e que está batendo recordes de bilheteria.

'Gravidade' tem recebido críticas que o comparam até mesmo ao épico '2001: Uma odisseia no espaço' (1968), de Stanley Kubrick. Também foi aplaudido por diretores como Steven Spielberg, Quentin Tarantino e James Cameron, que recentemente assegurou que "é o melhor filme sobre o espaço jamais feito".

Cuarón disse também que, desde que o filme estreou, só ficou nervoso em duas ocasiões: durante uma apresentação especial para astronautas, e quando começou a receber ligações e e-mails de colegas entusiasmados. "Já não posso pedir mais nada", afirmou o diretor de 52 anos.

Indagado sobre a possibilidade de 'Gravidade' ganhar mais de uma estatueta do Oscar, Cuarón foi prudente: "É verdade que tenho sonhado com isso, mas não, ainda é prematuro".