Cinema

Documentário retrata o estilo de vida do aventureiro Zé do Pedal

Diretores acompanharam os últimos 15 dias da empreitada mais recente do mineiro

Fernanda Machado

Documentário acompanha as andanças do ativista mineiro

Zé do Pedal – As fronteiras do mundo, filme sobre o mineiro Zé do Pedal, foi lançado em Viçosa ontem e hoje participará do 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira, com a presença do personagem, que autografará DVDs. Dirigido pelos cineastas Bruno Lima e Fabricio Menicucci, o documentário retrata o estilo de vida e as motivações do aventureiro.


Os diretores acompanharam os últimos 15 dias da última aventura de Zé, quando ele atravessou a costa do continente africano em um kart a pedal para assistir à Copa do Mundo de 2010. A viagem começou na França, em 2008, e, depois de percorrer mais de 17 mil quilômetros e passar por 19 países, terminou em Johanesburgo, na África do Sul.

Durante duas semanas, Bruno e Fabricio acompanharam Zé do Pedal e registraram seu cotidiano. “O que mais nos intrigou foi a maneira como ele consegue viajar. Não há um grande patrocinador, nem produção ou planejamento logístico a longo prazo. Tudo é conseguido na hora e ele não sabe o que vai ocorrer no dia seguinte. Foi uma grande experiência cinematográfica, que trouxe aprendizado para minha vida. Ele é um verdadeiro aventureiro”, afirma Bruno Lima, que também produziu e fez a fotografia do filme junto com Fabricio.

A exibição do longa, hoje, no 2º Festival de Cinema de Visconde do Rio Branco Geraldo Santos Pereira, é a primeira do filme em um festival, mas os diretores garantem que a carreira nesses eventos, nacionais e internacionais, será longa. “Zé é um aventureiro universal e o filme comunica muito bem isso. Nos preparamos para a carreira internacional (o filme está legendado em inglês, espanhol e francês). Podemos exibir esse documentário em qualquer lugar do mundo,” afirma Bruno Lima.