Cineclube Curta Degustação exibe o filme 'Não há cadeiras', de Pedro di Lorenzo

Curta-metragem leva o espectador a uma viagem pós-apocalíptica

por Gracie Santos 18/06/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pedro di Lorenzo/Divulgação
'Não há cadeiras' mostra seres rastejantes pelas ruas de BH (foto: Pedro di Lorenzo/Divulgação)
É surpreendente a produção de 'Não há cadeiras', de Pedro di Lorenzo, em exibição terça-feira, às 13h, na Sala Multimídia da Imprensa Oficial, na segunda sessão do mês do Cineclube Curta Degustação. Em apenas 30 minutos, o curta rodado em Belo Horizonte leva o espectador a uma viagem pós-apocalíptica. Em cena, a cidade deserta, em que seres humanos providos de perna mas desprovidos de movimento são forçados a se arrastar pelas ruas. São seres rastejantes oprimidos pelos poderosos donos de cadeiras de rodas, privilegiados proprietários do dinheiro e, por isso mesmo, da liberdade de trafegar sobre duas rodas.

Não há cadeiras para todos, mas para poucos denuncia o diretor mineiro que mostra com competência a opressão de uma sociedade alienante em ambiente caótico. Curtas de ficção costumam ser raros e este, em especial, tem o mérito de criar clima tenso e aguçar a curiosidade do espectador, que tenta compreender o que se passa na Belo Horizonte do futuro. Com poucas palavras (os diálogos são poucos e breves), Pedro di Lorenzo diz muito. O diretor é formado pela Escola Livre de Cinema e pelo Centro Universitário UNA. Boas-novas: o promissor cineasta, autor de vários curtas, tem novos projetos, inclusive o de seu primeiro longa-metragem.

O Cineclube Curta Degustação é fruto da parceria entre Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais e o Instituto Humberto Mauro. A proposta é abrir a possibilidade de exibição de filmes de curta-metragem em BH. O cineclube tem como particularidade o fato de ter sessão de curta duração (30 minutos) acompanhada de comentários de convidados. A ideia é sensibilizar público qualificado, com programação de filmes que utilizam as mais diversas formas de expressão audiovisual. Abrem, assim, espaço para a exibição de obras que primam pela experimentação e a construção de narrativas ousadas.

CURTA DEGUSTAÇÃO
Exibição do filme 'Não há cadeiras', de Pedro di Lorenzo. Terça-feira, às 13h, na Sala Multimídia da Imprensa Oficial, Av. Augusto de Lima, 270, Centro. Informações: curtadegustacao.blogspot.com.

MAIS SOBRE CINEMA