Cinema

Filme baseado na autobiografia de Mandela estreia em novembro

Tema de diversos longas, a vida de Mandiba ganha primeira cinebiografia completa

AFP - Agence France-Presse

Idris Elba interpretará Madiba nas telonas
Estreia em novembro o filme baseado na autobiografia de Nelson Mandela, "Longo caminho para a liberdade". O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 27, pelos produtores do filme na África do Sul. A cinebiografia vai mostrar as memórias do grande líder sul-africano, da infância à liderança política, passando pelas lutas, pela prisão e pela libertação que o conduziram à presidência do país - feito inédito para um negro no país pós-apartheid.


Mandela começou a escrever sua biografia em 1974 enquanto estava preso em Robben Island, por onde permaneceu em cárcere durante 27 anos. O término só ocorreu após sua libertação, em 1990. Caberá ao ator britânico Idris Elba a delicada missão de interpretar Nelson Mandela nas telonas."Estamos honrados com a autorização de Madiba para levar sua fascinante história de vida ao cinema", disse o produtor do filme, Anant Singh."Longo caminho para a liberdade" foi publicado em 1994 e traduzido em diversos idiomas


O produtor contou ter ficado muito feliz quando Mandela olhou certas imagens de Elba e perguntou: "o que eu estou fazendo ali?". "Este reconhecimento e esta afirmação de Madiba é muito importante, e faz pensar que valeu a pena querer levar o projeto adiante", explicou Singh, que comprou os direitos para fazer o filme em 1996.


Além de Idris Elba, o filme contou com a participação de um grande elenco sul-africano e foi filmado em diversos locais do Cabo oriental, província natal de Mandela, de Joanesburgo e Capetown. Nelson Mandela, que não faz aparições públicas desde a final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, está completamente fora da cena política. Neste ano ele foi hospitalizado diversas vezes em decorrência de complicações respiratórias.