Mostra Cinema pela Verdade exibe filmes sobre a ditadura em Belo Horizonte

Faculdade de Direito da UFMG sedia as primeiras sessões com 'Marighella' e 'Eu me lembro'

21/05/2013 08:14

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Mostra Cinema pela Verdade/Divulgação
O documentário 'Eu me lembro', de Luiz Fernando Lobo, acompanha caravanas da anistia (foto: Mostra Cinema pela Verdade/Divulgação)
Belo Horizonte sedia as primeiras sessões da Mostra Cinema pela Verdade quarta-feira e no dia 24, na Faculdade de Direito da UFMG, com a exibição dos documentários 'Marighella' e 'Eu me lembro'. Em sua segunda edição, a mostra foi criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da ditadura civil-militar e seus desdobramentos, bem como a relação com as ditaduras contemporâneas do Cone Sul. As sessões em BH serão realizadas em conjunto com a programação do Congresso Internacional de Justiça de Transição.

Realizada pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, a Mostra Cinema pela Verdade foi contemplada pelo edital Marcas da Memória, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira. A mostra ocorrerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre este mês e agosto. Cada estado terá pelo menos oito sessões de filmes, totalizando mais de 200 exibições.

'Eu me lembro', de Luiz Fernando Lobo, foi exibido no Festival Internacional do Rio de Janeiro. O documentário acompanhou cinco anos das caravanas da anistia e reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça por meio de imagens de arquivo e de entrevistas.

'Marighella', de Isa Grinspum Ferraz, ganhou o Prêmio de Melhor Longa-metragem da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em 2012. Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Esse líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o' Manual do Guerrilheiro Urbano'.

» Mostra Cinema pela Verdade
. Quarta-feira, das 19h às 22h, exibição de 'Marighella'. Auditório Francisco Luiz Campos, 16º andar;
. Dia 24, das 20h às 22h, exibição de 'Eu me lembro'. Auditório Maximum Alberto Deodato, 2º andar.
Local: Faculdade de Direito da UFMG, prédio da pós-graduação, Avenida João Pinheiro, 100, Centro.

MAIS SOBRE CINEMA