Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia) comemora 10 anos com lançamento de livro

'Subversivos - O desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais' foi escrito a várias mãos

14/05/2013 08:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SPEGELBARN/DIVULGAÇÃO
Sávio Leite explica que a obra que será lançada sábado supre lacuna no mercado brasileiro (foto: SPEGELBARN/DIVULGAÇÃO)
Em comemoração aos 10 anos, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia) promove oficinas e lança o livro 'Subversivos – O desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais'. Escrita a várias mãos, a obra ganha lançamento no dia 18, das 10h às 13h, na Livraria Ouvidor (Rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi)

O organizador do livro, Sávio Leite, explica que a obra registra o desenvolvimento do cinema de animação em Minas a partir de dois eixos principais: “O convênio do National Film Board do Canadá com a escola de Belas-Artes da UFMG, que ostentou durante anos o título de Belo Horizonte ser a única capital do Brasil a ter curso de nível superior dedicado à animação e à criação da mostra. que ocorre anualmente em BH.”

Para escrever, foram convidados especialistas, críticos e estudiosos, além de ter sido utilizada entrevista com 17 pessoas que contribuíram efetivamente por colocar Minas na vanguarda da arte da animação. A publicação reúne também pesquisa das animações mineiras exibidas durante as nove edições do festival.

Também professor do Centro Universitário UNA, Sávio Leite explica que o livro supre lacuna no país. “A importância dele reside no fato de ser material de consulta para as novas gerações. A UNA entrou como parceira desse projeto desde o início, disponiblizando equipe de gravação e estagiários que contribuíram para que o livro fosse realizado”, afirma.

Dando continuidade às comemorações dos 10 anos do festival, também haverá oficina sobre cinema de animação no Centro de Referência da Moda/Centro de Cultura Belo Horizonte, no dia 25, das 13h às 17h. Os alunos ganharão o livro no fim da oficina. As inscrições podem ser feitas pelo fone (31) 3277-4384. Já as inscrições da 11ª edição do Mumia terminam este mês. Para informações, acesse o blog do festival: mostramumia.blogspot.com.

MAIS SOBRE CINEMA