Governo confirma 'Filme em Minas' para 2014 e programa pode se tornar anual

Realizadores cobram novas formas de incentivo

por Carolina Braga 09/05/2013 09:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Túlio Santos/EM/D.A Press
O cineasta Sérgio Borges diz que o programa estava defasado (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Depois de muito se falar sobre a necessidade da realização anual do programa Filme em Minas, o governo do estado começa a dar sinais de que, finalmente, isso pode ocorrer. Ao se reunir com sete representantes do audiovisual, com a presença da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, na semana passada, o governador Antonio Anastasia garantiu edição extra do prêmio para 2014. A ideia é que sejam destinados R$ 4 milhões exclusivamente para a produção cinematográfica local.


De acordo com o cineasta e representante do setor no Conselho Estadual de Cultura, Sérgio Borges, o compromisso é decorrente da apresentação de petição assinada por cineastas, atores e produtores. No documento, os trabalhadores da área constatam a defasagem da produção mineira em relação a outros estados e atribuem isso, entre outras coisas, à bianualidade do prêmio.


“O Filme em Minas nos parecia defasado. Tem uma série de problemas, e um deles é que, por ser bienal, criava-se um hiato na produção”, explica Sérgio Borges. Junto com ele, também estiveram com o governador os diretores Cao Guimarães, Marília Rocha, André Novaes, Gilberto Scarpa, Helder Quiroga e Marco Aurélio Ribeiro, da Associação Curta Minas. Na avaliação de Sérgio Borges, a anualidade é fundamental para o desenvolvimento do cinema mineiro.


“Nesses termos, vamos praticamente dobrar o investimento do audiovisual, que é um fator que vai possibilitar que mais pessoas ganhem. Este ano, por exemplo, provavelmente serão premiadas três ou quatro produções em longa. É insuficiente para o número de projetos apresentados”, comenta. Segundo o diretor, ainda que sejam instrumentos importantes, a Lei Estadual de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura não têm atendido especificamente a produção. “Não conseguimos captar”, revela.



MAIS SOBRE CINEMA