'Viva a Itália' chega às lojas em DVD e completa trilogia de Rossellini

Tríade do cineasta italiano ainda inclui 'O absolutismo' e 'O renascimento', já lançados

por Agência Estado 06/05/2013 18:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Galatea Film/Reprodução
Filme de 1961 revela visão do diretor sobre unificação dos estados em seu país natal (foto: Galatea Film/Reprodução)
O adjetivo “didático” tem conotação pejorativa quando aplicado a filmes de ficção ou documentais. Quem afirma que um filme é didático em geral quer dizer que é esquemático, explicativo demais, quando não maniqueísta e deformador de uma realidade muito mais complexa do que aquela que ele supostamente retrata. Não era esse o pensamento de Roberto Rossellini.

 

Depois de haver se consagrado como pai do neorrealismo italiano, tornando-se diretor de sucesso internacional, além de ter se casado com Ingrid Bergman, Rossellini, no auge da fama, portanto, voltou sua carreira para a direção de filmes assumidamente didáticos. Obras que se propunham explicar algum tema ou traçar o perfil de alguma personalidade política ou do mundo do pensamento. 'Viva a Itália', que a Versátil agora está lançando, é um deles. Forma com outros dois, já lançados - 'O Absolutismo' e 'O Renascimento' - uma trilogia, 'A História no Cinema', agrupada em caixa pela Versátil.

Este terceiro filme trata de forma clara e explicativa do intrincado processo histórico do Risorgimento italiano, quer dizer, da unificação dos vários estados em que a península era dividida até 1861, até sua consolidação num único estado soberano.

Mas, atenção: a didática de Rossellini não se desenvolve como uma aula fria e analítica a respeito de acontecimentos remotos e decisivos para seu país e para a conformação de toda a Europa. Com mão de ficcionista, empresta aos fatos cor e calor, paixão e sangue. Vida. Ainda mais porque o protagonista desses episódios é ninguém menos que a notável pessoa de Giuseppe Garibaldi, conhecido também entre nós por ter lutado na Revolução Farroupilha e se casado com uma brasileira, Anita.

Os fatos descritos por Rossellini mostram um Garibaldi já veterano de revoluções, depois de haver lutado na América, e agora empenhado na missão de unificar um país visto como um todo linguístico e cultural, embora nuançado por dialetos e costumes diferentes em suas várias regiões. Na época em que trava sua luta, a Itália dividia-se em oito Estados, sob domínio estrangeiro. O Vêneto, por exemplo, pertencia à Áustria, enquanto o Reino das Duas Sicílias era dominado pela dinastia Bourbon.

O espírito de unificação desperta em várias frentes e com inspirações diversas. Os personagens do enredo são Vittorio Emanuelle, rei sardo, que domina o Piemonte; seu ministro Cavour e os republicanos Mazzini e Garibaldi, ambos com prenome Giuseppe. Rossellini escolhe um episódio emblemático no processo de unificação - a descida do revolucionário, com um exército popular de mil homens, de Gênova a Palermo, para libertar a Sicília. Ficaram conhecidos como “os mil de Garibaldi” e eram, na verdade, 1070.

 

É, na opinião de historiadores, um desses episódios decisivos, que mudam o curso da História. Provavelmente, a descida do exército regular piemontês rumo a Palermo teria despertado fortes reações contrárias na Europa. Os mil de Garibaldi não chamaram tanto a atenção, pois se achava que seriam facilmente liquidados pelo exército dos Bourbons, maior e mais bem armado. O Reino das Duas Sicílias compreendia quase metade da península.

MAIS SOBRE CINEMA