Curta mineiro entrelaça rotina corrida a contexto shakespeariano

por Estado de Minas 28/04/2013 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
O tecido dos sonhos/Reprodução
Lucas Moreira em cena do curta mineiro 'O tecido dos sonhos' (foto: O tecido dos sonhos/Reprodução)
Vai ser lançado nesta segunda-feira, às 20h, no Cine 104, o curta-metragem 'O tecido dos sonhos' (17min), idealizado e dirigido por Carlos Rocha e Marcelo Braga. Trata-se de experimento audiovisual que une o universo shakespeariano ao cotidiano das ruas de Belo Horizonte. Com 17 minutos de duração, o filme capta duas faces do movimento das ruas do Centro: o contínuo vaivém de carros e pessoas, todos apressados em vencer mais um dia, e, na contramão dessa rotina, um contigente de experts em empurrar lentamente a vida com seus braços, verdadeiros atores na arte do sobreviver, do ser ou não ser.

Inspirados em cenas clássicas de Shakespeare, que no século 16 divergia do teatro dos salões aristocráticos e buscava nas pessoas comuns sua inspiração, os idealizadores do projeto saíram às ruas de BH para reencontrar, nos dias atuais, os personagens e a dura realidade representadas no passado pelo mestre do teatro. O resultado é 'O tecido dos sonhos', combinação de teatro e cinema protagonizada por elenco sem figurino ou maquiagem, formado principalmente por pessoas que vivem em situação de rua e frequentam o Centro de Referencia da População de Rua e a Associação de Catadores de Material Reciclável (Asmare).

Marcelo Braga é produtor e realizador de projetos nas áreas de cinema e vídeo, apresentados no país e no exterior. De 2005 a 2008 foi secretário adjunto de Estado de Cultura de Minas Gerais. Carlos Rocha é diretor, produtor, iluminador e preparador corporal. Participa de montagens que são marcos da produção teatral da capital mineira desde a década de 1980. É um dos idealizadores do Festival Internacional de Teatro de Palco & Rua de Belo Horizonte.


MAIS SOBRE CINEMA