Cinema

Projeto Cinema na praça exibe filme brasileiro em Brumadinho com entrada franca

Animação 'Rio' foi a escolhida deste sábado, com sessão às 20h30

A animação 'Rio' será exibida no projeto Cinema na praça, em Brumadinho
Um dos filmes indicados ao Oscar de 2012, na categoria melhor canção original, 'Rio' será exibido sábado, às 20h30, na Praça da Cultura, em Brumadinho. A exibição faz parte do Cinema na praça, projeto do Instituto Inhotim que levará a sétima arte para diversas comunidades de seu entorno. A proposta é garantir a exibição de filmes com entrada franca, sempre ao ar livre, em locais onde não há salas de cinema.


O Cinema na praça circulará com exibições de filmes nacionais de faixa etária livre, ao longo do ano, por sete municípios em Brumadinho e região, sempre no último sábado do mês. O programa foi desenvolvido para criar diálogos com a população por meio da linguagem audiovisual, com sessões dentro e fora do instituto. Alinhadas ao conceito contemporâneo desenvolvido pelo Inhotim, o projeto também amplia as opções de lazer para as comunidades.

De acordo com a coordenadora de Programação Cultural do Inhotim, Morgana Rissinger, o projeto fortalece ainda mais os laços do instituto com as comunidades próximas. “Esperamos aproximar e promover a integração entre grupos vizinhos ao levar filmes onde não há salas de cinema”, afirma Morgana. Ainda segundo a coordenadora, “Inhotim espera criar cultura cinematográfica na região, de forma que o público passe a frequentar o instituto para assistir aos filmes”.

As próximas sessões do Cinema na praça ocorrerão em 25 de maio, no Jardim Canadá, em Nova Lima; 29 de junho, em Sapé; 27 de julho, em Piedade do Paraopeba; 31 de agosto, em Sarzedo; 28 de setembro, em Brumadinho; e 26 de outubro, em Casa Branca. O projeto tem patrocínio da empresa Vale e conta com apoio da Prefeitura de Brumadinho.