Competição pela Palma de Ouro em Cannes inclui Irmãos Coen, Polanski e Soderbergh

Grandes diretores entram no embate pelo prêmio máximo do festival, que começa em 15 de maio

por AFP 18/04/2013 09:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

HBO Pictures/Divulgação
Em 'Behind the candelabra', Steven Soderbergh reconta a história do relacionamento de 6 anos entre o pianista Liberace (Michael Douglas) e Scott Thorson (Matt Damon) (foto: HBO Pictures/Divulgação)
Filmes dos irmãos Ethan e Joel Coen (EUA), Steven Soderbergh (EUA), Nicolas Winding Refn (Dinamarca) e Paolo Sorrentino (Itália) estão entre os 19 que disputarão a Palma de Ouro do Festival de Cannes, anunciou a organização nesta quinta-feira, 18.

Inspirada na figura do extravagante pianista Liberace e interpretado por Michael Douglas e Matt Damon, 'Behind the candelabra' de Sodergergh (Oscar de Melhor Diretor em 2001 com 'Traffic' e Palma de Ouro em 1989 com 'Sexo, mentiras e videotape') está entre os escolhidos.

Também integram a lista 'La grande belleza' de Sorrentino e 'Only gods forgive' de Refn. Outro destaque é o novo filme dos irmãos Coen, 'Inside Llewyn Davis', protagonizado por Oscar Isaac, Carey Mulligan e Justin Timberlake, que narra a história de um compositor folk nos anos 60 em Nova York.

Mike Zoss Productions/Divulgação
Carey Mulligan e Justin Timberlake estrelam 'Inside Llewyn Davis', leitura dos irmãos Coen sobre a cena de música folk em Nova Iorque nos anos 60 (foto: Mike Zoss Productions/Divulgação)
O representante latino-americano é 'Heli', terceiro longa-metragem do mexicano Amat Escalante. O primeiro filme americano do francês Guillaume Canet, 'Blood ties', com Clive Owen, Billy Crudup e Marion Cotillard, que mostra a rivalidade de dois irmãos, um policial e um criminoso, também está na mostra, mas fora de competição, assim como 'All is Lost', do americano JC Chandor, no qual Robert Redford interpreta um homem que deve sobreviver depois de cair no mar.

'O grande Gatsby' do australiano Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio, abrirá o festival em 15 de maio. 'Zulu', do francês Jérôme Salle, com Forest Whitaker e Orlando Bloom, encerrará o evento em 26 de maio. O cineasta americano Steven Spielberg será o presidente do júri internacional do festival.

O diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, comandou o comitê de seleção que escolheu entre 1.859 longas-metragens de todo o mundo. Ao todo, dezenove filmes foram selecionados para disputar a Palma de Ouro no 66º Festival de Cannes, que começa em 15 de maio.

 

Filmes na mostra competitiva:

- 'Un château en Italie', Valeria Bruni-Tedeschi

- 'Inside Llewyn Davis', Joel e Ethan Coen

- 'Michael Kohlhaas', Arnaud Despallières

- 'Jimmy P. (Psychotherapy of a plains Indian)', Arnaud Desplechin

- 'Heli', Amat Escalante

- 'Le passé', Asghar Farhadi

- 'The immigrant', James Gray

- 'Grisgris', Mahamat-Saleh Haroun

- 'Tian Zhu Ding', Jia Zhangke

- 'Soshite Chichi Ni Naru' , Kore-Eda Hirokazu

- 'La vie d'Adèle', Abdellatif Kechiche

- 'Wara No Tate', Takashi Miike

- 'Jeune et jolie', François Ozon

- 'Nebraska', Alexander Payne

- 'La Vénus à la fourrure', Roman Polanski

- 'Behind the Candelabra', Steven Soderbergh

- 'La grande bellezza', de Paolo Sorrentino

- 'Borgman', Alex Van Warmerdam

- 'Only God forgives', Nicolas Winding Refn

 

Filme de Abertura (fora de competição): 'O grande Gatsby', Baz Luhrmann

Filme de Encerramento (fora de competição): 'Zulu', Jérome Salle

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CINEMA